Proteja-se com o iogurte

Atualizado em 10 de agosto de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

Presente na maioria das dietas de perda de peso, mas também muito indicado quando o objetivo de consumo é estabelecer uma relação entre saúde e sabor, o iogurte conta com propriedades que melhoram as funções do organismo como um todo, trabalhando tanto com a melhora da flora intestinal quanto com a manutenção e o fortalecimento de anticorpos.

De acordo com a nutricionista Silvia Benvenutti, da clínica Medicina da Mulher, de São Paulo, vários fatores são responsáveis por tornar o alimento um aliado ao bom funcionamento do corpo humano. Dentre eles, destacam-se a notável ação digestiva, as funções probiótica e imunomoduladora – responsável pela produção de anticorpos – e a presença, em sua composição, de cálcio, vitaminas e proteínas.

“Por ser produzida pela ação de microorganismos presentes no leite da vaca, que transformam o açúcar do leite em ácido lático, a bebida sofre uma redução da lactose e equilibra o pH do leite. Isso colabora com a melhor digestão do iogurte pelo nosso corpo e ajuda na reposição da lactose que perdemos naturalmente ao longo dos anos”, explicou Silvia Benvenutti.

O “Guia Alimentar para a População Brasileira”, produzido e distribuído pelo Ministério da Saúde, recomenda duas porções lácteas ao dia para garantir as necessidades protéicas. E uma delas pode ser diariamente consumida na forma de iogurte, segundo afirma a nutricionista. Além de fortalecer as funções vitais, a bebida age na prevenção de doenças, já que a presença de microorganismos vivos confere ao iogurte propriedades reguladoras do intestino, beneficiando o sistema imunológico e a função intestinal.

Sugestões para consumo
Algumas composições garantem sabor extra e intensificam a ação positiva do iogurte de acordo com o que o corpo humano necessita. Elas ajudam quando o foco é o treinamento, garantindo o ganho de força e a revitalização da energia. Confira as dicas de Silvia Benvenutti e escolha a que melhor se adapta ao seu gosto e ao seu estilo de vida.

– Prefira sempre os iogurtes naturais. Se estiver de dieta, aposte nos desnatados ou nas versões light, disponíveis no mercado;

– Bater o iogurte com alguma fruta (ou polpa de fruta) no liquidificador, além de garantir à bebida um sabor todo especial, potencializa a quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras;

– Adicione ao iogurte cereais integrais, como aveia, farelo de aveia ou semente de linhaça. Além de fonte de fibras, estes alimentos contém ômega 3 e minerais.