Promessa brasileira no ciclismo

Atualizado em 11 de abril de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti

Uma das promessas do ciclismo brasileiro é um garoto de 16 anos. Murilo Ferraz já é considerado um talento juvenil do país. Ele ganhou a Volta do Codecam, no final de 2007, e as 500 Milhas do Norte do Uruguai, no começo deste ano. Nessa entrevista, o atleta conta como foi começar no esporte e seus maiores sonhos.

Prólogo: Como você começou a praticar o ciclismo?
Murilo Ferraz: Comecei com 12 anos. Meu irmão e meu tio treinavam e participavam de provas comuns e isso me incentivou a começar no esporte.

Prólogo: Você procurou um treinador logo de início?
MF:
Não. Comecei a treinar sozinho, por conta própria e fui melhorando. Hoje tenho um técnico e preparador físico, o Gustavo Freitas, que me ajuda nos treinos e na minha preparação para as provas.

Prólogo: Como é sua rotina de treino?
MF:
Eu treino praticamente todos os dias. Faço de 80 a 100 km em cada treino, seis vezes por semana. Só descanso um dia na semana para não sobrecarregar demais meu corpo.

Prólogo: O que te motivou a continuar treinando e competindo?
MF:
Logo que comecei, fui campeão paranaense juvenil. Então, eu me empolguei porque queria ganhar mais e mais provas.

Prólogo: Para você, qual foi a importância de ganhar o Codecam e as 500 milhas do Uruguai?
MF:
Foi muito legal. Ganhei o Codecam depois de ter sido campeão brasileiro na minha categoria. Foi muito bom ganhar duas provas seguidas. As 500 Milhas foi uma experiência marcante, pois foi a primeira vez que eu participei de uma prova fora do Brasil, com o uniforme da seleção brasileira e tudo. A equipe era muito boa e, graças ao trabalho de todos, eu ganhei a prova.

Prólogo: Qual foi a última prova que disputou e de quais pretende ainda participar?
MF:
Eu ganhei o Circuito Boa Vista, na categoria Jr., há bem pouco temp e devo participar da Volta de Gravataí e prova 9 de Julho em São Paulo.

Prólogo: Quais são seus maiores sonhos no esporte?
MF:
Meu maior sonho é participar de uma prova na Europa, como o Tour de France ou o Giro D’Itália. Pra mim seria uma realização. E quem sabe eu até ganho. Mas para participar destes campeonatos é preciso fazer parte de equipe que treina na Europa e eu preciso ainda me destacar bastante no Brasil para ser convidado. Espero que isso aconteça.

Prólogo: Você já foi procurado por alguma equipe profissional?
MF:
Ainda não, porque eu sou muito novo. Para entrar em uma equipe, é preciso ter 18 anos. Mas, quando eu completar 18, vou procurar uma equipe, de preferência a melhor, e quem sabe eu sou aceito.