Problemas em Pequim

Atualizado em 06 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A poluição do ar na China é um assunto que segue preocupando políticos, ambientalistas e, recentemente, os ciclistas. Os participantes da Volta de Pequim, que está sendo realizada na capital chinesa desde a última quarta-feira (5), têm sofrido com a qualidade do ar no local e obrigado as equipes a acharem soluções não habituais para se adaptarem a tal realidade.

Joost Maeseneer, médico da Saxo Bank, se preocupou com antecedência e embarcou precavido para a China. “Estávamos um pouco preocupados com a qualidade do ar, então trouxe na mala alguns medicamentos convencionais, como anti-histamínicos, normalmente usado para as alergias, e algumas outras para relaxar a garganta irritada”.

Helge Riepenhof, médico da HTC-Highroad, se previniu de outra forma e levou medicamentos herbais à Pequim, no entanto, não revelou o nome. “Este é um problema que acaba sendo não apenas fisiológico, mas também psicológico. Em 2008, fiz a mesma coisa e a tentativa foi bem-sucedida. Toda noite, os ciclista que solicitarem o remédio, poderão inalar a substância natural que não limpa seus pulmões, mas que ajuda os competidores a se sentirem melhores, facilitando a respiração”, afirmou o doutor, referindo-se aos Jogos Olímpicos realizados na mesma cidade há três anos atrás.

O diretor da Global Cycling Promotions, Alain Rumpf, empresa organizadora da prova, afirmou que a qualidade do ar muda constantemente, além de ter muitos fatores contribuintes para o problema. “Com 18 milhões de pessoas e o trânsito, obviamente a China não terá a mesma qualidade do ar que os Alpes Suíços. Na primavera e outono, a qualidade muda para melhor consideravelmente”, ironizou o dirigente.