Primavera na Esplanada

Atualizado em 20 de setembro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

A cidade de Brasília recebeu nesta manhã de domingo, dia 20 de setembro, a etapa de primavera do Circuito das Estações Adidas, que teve largada às 9h, em frente à Esplanada dos Ministérios, e contou com percursos de 5 km e 10 km.

E o clima quente e seco, típico da capital federal, foi o pano de fundo para os cerca de 5 mil corredores que participaram da prova. “Aqui em Brasília já estamos acostumados com a temperatura um pouco elevada mesmo, e a baixa umidade. Mas não dá pra dizer que isso chega a atrapalhar a corrida, no máximo dá um desconforto maior”, disse o psicólogo Luiz Guilherme de Magalhães, de 32 anos, que começou a correr em 2008, com a companhia dos amigos.

“Meus vizinhos já corriam, e costumavam participar de provas. Vendo-os treinar, e com os pedidos deles para que também começasse, decidi tentar, e corro até hoje, mesmo já tendo me mudado”, brinca .

Quem também começou no esporte por causa das amigas foi a analista de sistemas Carla Cristinne Inou, de 30 anos, que neste ano já correu as três etapas do Circuito em Brasília. “Esta é uma das melhores provas para correr, porque é realmente muito bem organizada. Além disso, adoro a ideia do evento, de poder comparar meu tempo no mesmo percurso”, completou.

Vontade de correr o Circuito
A administradora e militar Juliana Brasil corre desde 2005, quando decidiu buscar uma atividade física que lhe desse uma melhora na saúde e mais disposição no trabalho. Mesmo participando de algumas provas, Juliana sempre teve vontade de participar do Circuito das Estações Adidas.

“Viajava para outras cidades e via o pessoal correndo essa prova. Alguns amigos que também já haviam corrido sempre comentavam como era bem organizada e boa de correr. Quando ela chegou aqui em Brasília, neste ano, já logo me inscrevi para poder participar”, disse Juliana, que comentou sobre o percurso.

“A maioria das provas aqui em Brasília são realizadas na Esplanada, por isso é um percurso do qual já estava acostumada. A primeira metade do trajeto é bem plano, com algumas descidas. Na volta, porém, ele passa a ser mais íngreme, mas nada que atrapalhe muito”, completou.

Mudança de esporte
Antes de começar a correr, em 2007, o professor Mateus Duarte Aguiar, de 34 anos, fazia natação. Porém, com a correria do dia-a-dia decidiu escolher um esporte mais democrático, e que fosse mais fácil de praticar. Escolheu a corrida.

“Era mais difícil para mim conseguir conciliar as tarefas com a nataçãos. Dessa forma, depois de uma operação que fiz vi que precisava continuar a praticar algum esporte, até porque estava ganhando peso. Assim sendo comecei a correr”, disse Aguiar, que quer completar a mandala na próxima etapa do Circuito.

“Com esta prova, de primavera, já corri as três etapas deste ano. Agora vou me preparar para a de verão, até porque quero completar minha mandala”, disse.

Fotos: Bianca Abbott

Circuito das Estações Adidas – Primavera – Brasília
Data: 20 de setembro de 2009
Horário: 9h
Percurso: 5 km e 10 km
Clima: Quente e seco
Temperatura: 22ºC (média)

Vencedores
Masculino 5 km
1º – Flávio Guimarães – 14min34s
2º – Lucas Scaravelli da Silva – 14min35s
3º – Anízio da Costa Tavares – 15min32s

Feminino 5 km
1ª – Josilene Souza dos Santos – 18min26s
2ª – Ana Paula Cordeiro Brandão – 19min37s
3ª – Elizabeth Carvalho Rodrigues – 19min29s

Masculino 10 km
1º – Valdenor Pereira dos Santos – 31min33s
2º – Paulo Braz da Silva – 31min41s
3º – Antônio José Nunes – 32min07s

Feminino 10 km
1ª – Rosilene Alves de Oliveira – 37min52s
2ª – Darilene da Silva – 42min49s
3ª – Júlia Meirelles – 42min57s