Primavera com cara de verão

Atualizado em 13 de setembro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Nesta manhã de domingo, dia 13 de setembro, foi a vez de Belo Horizonte receber a etapa de primavera do Circuito das Estações Adidas. Com largada às 8h, na nova Praça da Pampulha, a prova contou com percursos de 5 km e 10 km.

E o calor típico da capital mineira se fez presente também no dia de hoje. O sol forte que surgiu desde cedo recebeu os milhares de participantes da corrida, como o analista de sistemas Daniel Barroso Espínola, de 30 anos, que participou pela primeira vez do Circuito das Estações.

“Hoje o calor estava um pouco forte mesmo, mas pelo fato de a largada ser cedinho isso não atrapalhou tanto. Além disso, o percurso é basicamente todo plano, o que faz dessa prova uma das melhores, já que a organização é impecável. Com certeza volto na etapa de verão”, disse.

Dentre tantos, o escolhido foi a corrida
A publicitária Priscila Barros de Miranda, de 24 anos, começou a correr há cerca de um ano, quando decidiu treinar para este esporte. Porém, antes da corrida, Priscila já havia tentado outras atividades físicas.

“Sempre gostei de praticar esportes, como a natação, por exemplo. Mas nunca ficava muito tempo em nenhum, até pela questão de disponibilidade. Porém, na corrida consegui me firmar de verdade, já que só preciso de um par de tênis e de vontade para praticar”, contou a atleta, que elogiou o percurso da prova.

“Nem mesmo o desgaste que senti durante a prova, por causa do calor, tirou o brilho da lagoa, pelo contrário, até deu um ânimo a mais ver aquele visual belíssimo”, elogiou Priscila, que já fez as três etapas do Circuito das Estações. “Agora só falta a de verão para completar minha mandala”.

Começo com os amigos
Com 28 anos, o economista Lucas de Carvalho Marinho começou a correr em 2004, quando amigos que já praticavam o esporte o incentivaram a dar suas primeiras passadas. Ano passado, porém, Lucas decidiu se dedicar com mais firmeza à corrida, e completou três das quatro etapas do Circuito das Estações.

“No ano passado só consegui fazer três etapas dessa prova, e não consegui pegar a mandala. Esse ano já corri as três que foram realizadas e com certeza farei a da etapa de verão”, disse Marinho, que correrá a Volta da Pampulha no final do ano.

“Aqui em Belo Horizonte a maioria das provas são em volta da Pampulha, e isso facilita para que nós daqui conheçamos bem o percurso. O fato de correr essas provas do Circuito no mesmo trajeto da prova do fim do ano ajuda na preparação”, finalizou.

Um grande início
Com um percurso de 17,8 km, a Volta da Pampulha é uma das provas mais tradicionais do Brasil, e atrai milhares de corredores todos os anos. É o caso da engenheira Flávia Lage Tostes, de 27 anos, que fez sua estreia em corridas de rua em 2006, exatamente neste evento.

“Algumas amigas minhas estavam treinando para a Volta da Pampulha, e decidi tentar também. Sabia que não iria ser fácil, até pela distância grande, mas corri mesmo assim”, disse Flávia, que conta qual foi a meta traçada para a prova. “Queria terminar na frente do Dadá Maravilha, e consegui”, brincou.

Hoje, já mais experiente no esporte, Flávia continua traçando metas. “Esse ano vou completar a mandala do circuito pela primeira vez. Adoro a ideia dessa prova de poder comparar meus tempos das provas anteriores. Além disso, farei a Volta da Pampulha novamente, e pretendo corrê-la em até 1h40min”, concluiu.

Fotos: Carlos Hauck

:: Circuito das Estações Adidas – Etapa de Primavera – Belo Horizonte
Data: 13 de setembro de 2009
Horário: 8h
Percurso: 5 km e 10 km
Clima: Quente e seco
Temperatura: 25ºC (média)

Vencedores
Masculino 5 km
1º – Fabio Teixeira Andrade Vieira de Resende Queiroz – 14min51s
2º – Lindomar Modesto de Oliveira – 15min16s
3º – Luciano Coelho – 15min19s

Feminino 5 km
1ª – Adriana Cristina Silva da Luz – 18min09s
2ª – Juracy da Consolação Evangelista – 20min02s
3ª – Maria Regina Santos Seguins – 20min34s

Masculino 10 km
1º – João Marcos Fonseca – 30min38s
2º – Valdir Sérgio de Oliveira – 31min22s
3º – Reginaldo José da Silva – 31min25s

Feminino 10 km
1ª – Claudete Maria de Souza Silva – 39min07s
2ª – Adriana Duarte Coelho – 40min13s
3ª – Juliana Lima Caixeta Braga – 40min29s