Pretinha e José Teles vencem 10 km Unicsul

Atualizado em 06 de agosto de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

 

Cerca de 3 mil atletas saíram da cama mais cedo e enfrentaram garoa fina e temperatura na casa dos 15ºC para participar da corrida de 10 Km da Unicsul. Os participantes disputaram, além da modalidade principal, um revezamento de duas pessoas – com 5 km cada – mais a categoria “amigo corre junto”, com dois atletas que deveriam completar ao mesmo tempo a primeira volta no circuito de 5 km. A largada e a chegada aconteceram em frente à Assembléia Legislativa. 

No masculino, José Teles foi o destaque. A prova serviu de preparo para o Campeonato Mundial de Osaka, que ele disputa no próximo dia 25, e também como parâmetro de análise do nível que o atleta já alcançou até aqui. “Voltei (da Colômbia) especialmente para correr esta prova, que foi muito dura e faz parte do meu treinamento para o Mundial. O treino que fiz na Colômbia já está dando resultado”, analisou Teles, de 34 anos. Terceiro colocado no ranking brasileiro de maratona, ele terminou a corrida em 29min34s. Domingos Nonato foi o segundo, com 29min34s e Paulo Alves dos Santos o terceiro, 29min41s.

 

Ednalva ­­­­Laureano, a Pretinha, comprovou o favoritismo e venceu, com tempo de 33min57s. Ela, que havia vencido os 10 mil metros no Troféu Brasil, mas não levou nenhuma medalha no Pan do Rio, ficou muito satisfeita com o primeiro lugar. “Essa vitória foi muito importante e veio em uma excelente hora. Infelizmente não consegui bons resultados no Pan e sei que muita gente ficou triste por causa disso, especialmente nos 10 mil metros. Agora é pensar para frente e deixar de lado o que passou. Estou muito feliz pelo bicampeonato e sei que isso marcará um recomeço”, disse Pretinha, que conquistou o bicampeonato na corrida Unicsul. Ainda entre as mulheres, Edielza Alves dos Santos garantiu a segunda colocação depois de marcar o tempo de 34min11s, seguida por Luzia de Souza Pinto, com 34min16s.