Preso ex-representante de Bernard Kohl

Atualizado em 31 de março de 2009
Mais em

Stefan Matschiner, 34 anos, ex-representante do ciclista austríaco Bernhard Kohl (terceiro colocado no Tour de France 2008 e que teve o título suspenso por doping) foi detido ontem, dia 30, quando retornou dos Estados Unidos à Áustria. O ex-atleta está sendo acusado de organizar uma rede de tráfico de substâncias dopantes para abastecer ciclistas e atletas de outros esportes. Gerhard Jarosch, porta voz da promotoria austríaca, confirmou hoje, dia 31, a detenção.

O porta-voz também informou que, até recentemente, Matschiner havia lidado com substâncias proibidas. A triatleta austríaca Lisa Hütthaler denunciou, na semana passada que recebeu de Stefan o medicamento EPO, utilizado para melhorar o desempenho esportivo e o rendimento físico.

Além disso, Lisa declarou ter aprendido com Matschiner a usar o EPO da melhor maneira, de modo a garantir que seu efeito se prolongue o máximo possível. A detenção de Matschiner se une à prisão preventiva decretada na semana passada contra o ex-treinador austríaco de esqui Walter Meyer pela suspeita de que distribuía doping a esportistas.

Meyer, que tem 52 anos, foi detido em 22 de março, depois da prisão de um farmacêutico austríaco com quem ele supostamente havia colaborado no fornecimento de EPO a outros esportistas. Este farmacêutico também está sendo investigado em relação à detenção, feita há duas semanas, de um ciclista profissional austríaco não identificado, que teria recebido EPO.