Prepare-se para as subidas da Primavera

Atualizado em 22 de agosto de 2007
Mais em

Adapte seus treinos para a variação altimétrica e enfrente as subidas do percurso do Circuito das Estações Adidas, em São Paulo

Juliana Saporito

A Corrida da Primavera será realizada no dia 7 de outubro em São Paulo. O grande desafio do do Circuito das Estações Adidas, na capital paulista, é o percurso com subidas na região do Pacaembu. “É bem complicado melhorar o tempo aqui”, disse Adriano Bastos, segundo colocado na Corrida do Inverno.

Preparar-se bem para enfrentar as curvas, subidas e descidas desse percurso é primordial para não ter lesões, conseguir um bom desempenho, melhorar o tempo ou, simplesmente, curtir ao máximo mais esse desafio.

Duda Bley, coordenador técnico e sócio da Limiar Assessoria Esportiva, acredita que é essencial uma preparação específica para a prova. “O ideal para uma corrida desse tipo é treinar as subidas uma vez por semana e, então, aumentar a carga gradativamente”, disse.

Na esteira, é mais fácil controlar o nível desse tipo de treino, já que os programas oferecem opções variadas de metragem e inclinação: “É possível começar com um aquecimento de 10 a 15 minutos e intervalar um minuto de corrida plana, com inclinação em 1% com a subida com inclinação em 5%, durante dez minutos”, recomendou Duda. Com o passar das semanas, o corredor pode elevar pouco a pouco tanto a velocidade quanto o percentual de inclinação, além do tempo de intervalo.

Para quem corre na rua, a dica é simples: procure as ladeiras. Duda indica alguns pontos da cidade que atendem bem quem quer variar a altimetria. “Na USP, a subida da Biologia é uma boa opção para treinar a inclinação. São 800 metros e cerca de três a cinco minutos de treino. Já no Ibirapuera, tente a rampa da Bienal”, falou.

A região do Morumbi também é indicada para esse tipo de percurso. “Nas imediações do Parque Alfredo Volpi, há ruas que variam trechos planos, subidas e descidas em áreas muito arborizadas”, finalizou o treinador.

Na última semana de treino, opte por um programa mais leve e evite as subidas. Esse procedimento vai permitir que você poupe forças e garanta toda a energia necessária para realizar uma boa prova, sem riscos de lesões ou desgaste muscular.