Prepare-se para a Meia do Rio

Atualizado em 21 de junho de 2007
Mais em

A largada será às 8h, há limite de 5 mil inscritos e o percurso não terá a temida voltinha no Aterro do Flamengo

 

Por Nanna Pretto

 

Fazer uma meia-maratona no Rio de Janeiro, com percurso considerado um dos mais belos do mundo, perfil altimétrico praticamente todo plano e número de participantes limitado a 5 mil parece o programa ideal? A princípio sim. Afinal, o horário da largada às 8h, quando o sol está mais ameno, faz da Meia-Maratona da Cidade do Rio de Janeiro uma opção bem atraente.

 

Essa é a proposta da nova prova de 21 km que, apesar de estar no segundo ano, investe, pela primeira vez, na divulgação e organização da meia-maratona, que será realizada simultaneamente com a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro. “Certamente, o ponto positivo é o horário da largada e a eliminação do temido retorno no fim do percurso, no Aterro do Flamengo”, explica João Traven, diretor da Spiridon, empresa que organiza a competição.

 

As duas provas começam no mesmo horário, mas o percurso dos maratonistas largam no Recreio, enquanto os corredores de 21 km saem da Barra. A chegada, por sua vez será no mesmo ponto para todos os atletas o que, segundo Traven, não será problema. “Talvez os corredores de elite da maratona cruzem com os corredores mais lentos da meia. E isso pode até servir de estímulo. Não acho que atrapalhará”, afirmou

 

Expectativa de sucesso

“Não acredito que, por ser inverno, esteja frio. A largada às 8h, em uma cidade quente como o Rio de Janeiro, é sempre um fator positivo de segurança. Se correr tudo bem nessa edição da prova, acredito que ela ganhará espaço no calendário de corrida dos atletas”, diz Mário Sérgio Silva, da assessoria esportiva Run&Fun.

 

“Psicologicamente, o retorno no 18° km é péssimo para o corredor”, afirma Alexandre Maximiliano, diretor técnico da assessoria esportiva carioca EquipeStart, referindo-se ao percurso da Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro, a outra prova carioca de 21 km que é realizada em setembro. Nela, como os atletas saem de São Conrado, ao chegar no Aterro, eles são obrigados a retornar, faltando três quilômetros para concluir a prova, e voltar um pedaço do percurso para cruzar a linha de chegada. Na prova de junho, a largada será na Barra e a chegada, no Aterro, sem o retorno.

 

Menos euforia

O que a prova de junho talvez não consiga superar é o clima de euforia da competição internacional, de setembro. “Existe um glamour porque a prova é transmitida pela TV, com aqueles corredores fantasiados e muita gente. Tecnicamente, a prova de junho será melhor, mas a de setembro é mais emocionante”, explica a gerente de marketing Bianca Alvarenga, 31, que correu a prova internacional em 2006, e pretende participar das duas, neste ano.

 

:: Serviço

Meia-Maratona da Cidade do Rio de Janeiro

Data: 24 de junho

Percurso: 21 km, 42 km e 6 km

Participantes: 5 mil (na meia-maratona)

Largada: 8h

Hidratação: 7 postos

Temperatura: entre 16ºC a 27°C

Site: www.maratonadorio.com.br