Preparação para Disney

Atualizado em 06 de janeiro de 2009
Mais em

Fausto Fagioli Fonseca

Com a aproximação da meia-maratona e da maratona da Disney, que serão realizadas nos dias 10 e 11 de janeiro, respectivamente, algumas dúvidas começam a surgir para os atletas que participarão destas provas.

Por isso, listamos algumas dicas de preparação e de cuidados que não podem faltar para quem está de malas prontas para Orlando.

Inscrição
Na prova deste ano, o atleta não irá receber o número de inscrição e o cartão de participação no e-mail. O participante deverá fazer o download de seu waiver, ou seja, número de peito e atestado de que está em aptas condições para a prova no site da organização e imprimi-los, levando-os consigo para a Disney’s Health & Fitness Expo, que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de janeiro.

“Neste ano estou levando 34 alunos comigo, e já preparamos tudo para quando chegar lá estar tudo OK Minha dica é fazer tudo com antecedência e não deixar para última hora”, disse o treinador Luís Eduardo Tavares, diretor técnico da E.C. Tavares.

Número de inscrição
Todos os atletas receberão o número de inscrição da prova e todos devem usá-lo na parte da frente da camiseta. Os participantes que não estiverem com o número de participação durante a corrida serão removidos da prova, por motivos de segurança.

O que levar?
No dia da Disney’s Health & Fitness Expo, o atleta deve levar consigo uma um documento de identificação, com foto, e o comprovante de inscrição, para receber os kits de participação, tal como camiseta e bermuda.

Outro fator importante é a alimentação. A comida nos Estados Unidos é diferente da brasileira e, por isso, os corredores devem tomar cuidado para seguirem a dieta a que estão habituados: “A alimentação nos Estados Unidos é muito gordurosa. Ao chegar no país, procure ir ao mercado comprar alimentos que sejam mais parecidos com os que está acostumado”, sugere Tavares.

A secretária Adesilde Souza Pereira, 40, vai pela primeira vez para Disney, e também toma cuidado com a alimentação. “Estou levando granola, que eu adoro e sei que vai ser difícil achar por lá, além de biscoitos integrais e produtos naturais”, afirma.

Preparação
Por ser uma prova no começo do ano, a preparação deve ser feita no mês de dezembro, quando a maioria já se prepara para as festas e para o descanso, como explica Ricardo Hirsch, treinador da Personal Life. “A preparação pode ser um pouco complicada por ser no fim do ano. São muitas privações, tanto na alimentação quanto nos outros cuidados com o corpo. A diversão e viagens com os amigos têm que ser adiadas para seguir o treinamento”.

A corrida
As provas da Disney são marcadas pelo clima frio. Por isso, muitos atletas escolhem posicionar-se na largada de blusas de moletom, luvas e gorros, para proteger-se do inverno. A dica é levar uma peça mais velha para descartá-la ainda no primeiro quilômetro, quando o corpo “esquentar”. As roupas são doadas a instituições de caridades.

“O clima lá varia muito, e dependemos muitas vezes da sorte. Aconselho a correr de camiseta com manga comprida, porque como a prova é muito cedo sempre começa com bastante frio. Porém, com o dia amanhecendo, tende a esquentar um pouco, por isso, o melhor é aguentar um pouco o frio no começo para não passar calor depois”, afirma Tavares.

Ricardo Hirsch também fala sobre o clima. “O clima é normalmente frio, por isso o ideal é sempre levar calças de moletom, luvas e tocas. Muitos atletas preferem os casacos corta vento, que se pode comprar por lá mesmo. Eles são bons porque, se o clima esquentar, o atleta já o joga fora”.

O percurso
“O percurso é na grande maioria plano e muito gostoso de correr. As únicas subidas são nos contornos dos viadutos, mas são tranquilas. É lindo correr dentro do parque, torna a corrida mais divertida. Muitos corredores tiram fotos com os personagens de Walt Disney e tudo isso ajuda a fazer uma corrida melhor”, afirma Tavares.

Outra qualidade do percurso é o piso, como explica Ricardo Hirsch. “O piso é inteiro de concreto, e isso facilita muito para o atleta desenvolver a sua corrida, porém, por ser mais duro, o corredor pode sentir mais dores no final”.

Diversão
A maioria dos atletas que vai para a Disney tem como objetivo a diversão. Por isso, a dica é manter sempre seu ritmo e aproveitar o percurso por dentro dos parques, sem preocupação com tempo.

“Tive três vistos negados, mas não desisti, agora, na quarta vez, consegui o visto. Estou muito feliz, nem estou preocupada com clima, nem percurso, só quero me divertir e me livrar do estresse”, afirma Adesilde.

Porém, para Hirsch, a diversão também tem hora certa. “Muitos atletas querem sair conhecendo o parque logo que chegam, e isso é ruim, pois gera desgaste. O ideal é conhecer tudo apenas após a corrida, ates dela, só descanso”.