Pós-acidente no Tour: Vino se recupera bem da cirurgia

Atualizado em 11 de julho de 2011
Mais em

A equipe Astana anunciou nesta segunda-feira que a operação no fêmur fraturado do ciclista Alexander Vinokourov foi um sucesso. O ciclista teve um acidente neste domingo, durante a 9ª etapa.

Vino, como é conhecido o atleta, foi socorrido por uma ambulância após o acidente e posteriormente levado de avião até Paris para a cirurgia. Este seria o oitavo e último Tour de France do ciclista de 37 anos, que ficou em terceiro lugar na edição de 2003, período do reinado de Lance Armstrong. Em 2007, o ciclista foi eliminado do Tour após a 15ª etapa, sob acusação de doping sanguíneo, que resultou numa suspensão de dois anos do esporte.

A pergunta agora é se o atleta vai postergar a sua aposentadoria. Segundo o comunicado da equipe, a cirurgia realizada no hospital Pitie-Salpetriere, na capital francesa, durou até a noite e a fratura foi complexa.

“Eu nunca imaginei que o Tour de France poderia terminar de maneira tão dramática”, disse o atleta. “É um grande desapontamento para mim, estou me sentindo mal, mas eu estou tentando me animar dizendo que poderia ter sido pior”.   

A etapa deste domingo foi marcada por vários acidentes e, além de Vinokourov, outros atletas abandonaram a disputa.

Alberto Contador também teme joelho – O espanhol Alberto Contador, tricampeão do Tour de France, disse que está preocupado com uma dor “misteriosa” que tem sentido no joelho por conta de suas quedas. Contador já teve quatro acidentes nessas nove etapas do Tour, sendo dois na etapa 5, na última quarta-feira.

“Depois destes acidentes comecei a sentir dor, mas espero que com gelo e algum descanso eu melhore”, afirmou. “Tem sido um Tour muito complicado, mas eu estou otimista. Agora tenho que me concentrar para deixar meu joelho 100%”. Ao final desta semana os ciclistas vão encarar os Pirineus.

Esta segunda é dia de descanso para os ciclistas no Tour de France, mas voltam nesta terça para a 10ª etapa, 158 km entre Aurillac até Carmaux. Acompanha a transmissão do Tour de France 2011 a partir das 10h30 no Prólogo.