Porto Alegre em milhas

Atualizado em 10 de julho de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Depois do Rio de Janeiro sediar a prova em maio, foi a vez de Porto Alegre receber a 10 Milhas Brasil, realizada neste domingo, 10 de julho, no Parque da Harmonia. Com largada às 9h, o evento contou com cerca de três mil participantes no percurso de aproximadamente 16 km, que pode ser percorrido individualmente ou em dupla.

O clima ameno ajudou a animar ainda mais os corredores até a linha de chegada. “No início estava um pouco frio, mas depois a temperatura foi aumentando, deixando a prova ainda mais sensacional”, contou o educador físico Gustavo Alexandre Callegari, de 37 anos. Corredor há quatro anos, Callegari gostava mesmo de frequentar a academia. A corrida veio mais tarde. “Não gostava de exercícios aeróbicos como a corrida, só fazia musculação. A convite de um amigo, participei de uma prova e depois disso não parei mais”, disse o atleta, que treina com seu grupo de corrida.

O morador de Farroupilha, que percorreu as 10 milhas sozinho, elogiou também o percurso e a organização do evento. “Apesar do local da disputa ser bem conhecido entre os corredores daqui de Porto Alegre, percorrê-lo em milhas é bem diferente e mais empolgante. Além da organização da prova ter sido excelente, com vários postos de hidratação, o que ajuda muito as pessoas que não estão tão bem preparadas e precisam se hidratar mais para terminar a prova”, finalizou Callegari.

De volta à corrida
Retornando à prática esportiva, Patrícia Regina Moraes, de 40 anos, falou como foi sua participação nas 10 Milhas. “Sempre corri, mas estava parada há um bom tempo e voltei a praticar há uns três meses. Resolvi correr as 10 milhas sozinha, foi difícil em alguns momentos, mas no final foi muito bom”, contou, com muitos risos, a moradora de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. “Fiquei muito feliz e satisfeita com meu desempenho e com minha participação nesta prova. A organização merece muitos elogios, tudo bem distribuído e de fácil acesso a todos os atletas”, concluiu a personal trainer.

Cuidando do bem-estar
Como toda mulher vaidosa e preocupada com a saúde, a dentista Alessandra Melchiors Araujo começou a correr para manter a boa forma física, há oito anos, após o nascimento de seu primeiro filho. “Iniciei na corrida há muito tempo e desde então tento manter meus treinos pelo menos três vezes por semana. A corrida me proporciona um bem-estar enorme então não troco isso por nada”, disse.

A corredora de 40 anos adorou a disputa e mostrou-e animada em percorrer o trajeto em milhas. “Dividi o percurso com a minha cunhada e foi muito bom. Conseguimos atingir nossa expectativa. O evento foi perfeito, com uma boa organização e atendimento aos participantes, isso ajudou ainda mais a nos empolgar e finalizar o percurso”, completou.

Fotos: Anderson Xavier

Resultados

Individual

Masculino
1º Claudir Rodrigues – 50min41s90
2º Kleber Anderson Vargas da Silva – 51min04s05
3º Luis Fernando Luz dos Santos – 51min06s35

Feminino
1º Maria Rosana Nunes Ferreira – 1h00min38s30
2º Ingrith Nascimento Barbosa – 1h02min13s70
3º Ana Goroni de Veiga – 1h05min17s75

Duplas

Masculina
1º Giovane Soares Oliveira e Rodrigo Quevedo Carvalho – 53min32s05
2º Marcelo do Canto Zysko e Moisés Ferreira Machado – 54min10s80
3º Luís Fernando Marques e Gilnei Vitória Gomes – 55min10s55

Feminina
1º Natacha Mascarello e Jaqueline Oliveira Silveira – 1h07min51s50
2º Bibiana Narczyk dos Santos e Solange Maria Cechin – 1h09min50s25
3º Paula Brunetti e Marilda Machado de Olivera – 1h11min20s80