Porto Alegre: correr é sinal de união e superação

Atualizado em 02 de agosto de 2007
Mais em

Cada vez mais pessoas se reúnem em grupos, treinam forte e traçam objetivos, enchendo as ruas e praças da cidade

 

Por Juliana Saporito

 

O panorama da corrida em Porto Alegre é animador. O número de praticantes que se pode encontrar treinando nos parques, praças e ruas da cidade cresce a cada ano, o que já garantiu à capital gaúcha um lugar de destaque no cenário nacional de provas.

 

Os motivos que contribuem para o aumento do interesse pelo esporte na cidade são muitos, mas se destacam principalmente as necessidades de cuidados com a saúde, a preocupação estética e o condicionamento físico, além da determinação a participar de provas e superar desafios.

 

Isso é o que garante Sandro Ramos, treinador e coordenador da HP Advanced, assessoria esportiva direcionada ao treinamento de atletas profissionais e amadores. “De alguns anos pra cá o interesse pela corrida aumentou muito, tanto por parte dos corredores, que passaram a procurar orientação profissional, quanto das assessorias, que se instalaram na cidade para atender essa demanda”, disse.

 

Ainda de acordo com Sandro, é possível identificar o perfil do corredor de Porto Alegre. Como é mais difícil encontrar pessoas que treinem pensando nas provas pesadas e de longa distância, são as corridas curtas, como as de 5 km e 10 km que fazem sucesso por aqui.

 

Os treinos acontecem principalmente em três pontos de concentração: o Parcão, Redenção e o Gasômetro, que será palco do Eco Run, em 30 de setembro. A propósito, o grupo coordenado por Sandro Ramos, que conta com 40 pessoas em média, participará desta 5ª etapa do evento que já passou por Rio, São Paulo e Belo Horizonte e ainda faz parada em Curitiba, dia 16 de setembro. 

 

Quem também se prepara para correr o Eco Run de 10 km é o empresário Fabiano de Ferrari Gomes, 29 anos. Com um objetivo ousado e uma história muito legal de superação, ele vê na prova uma boa possibilidade de preparação. “Sempre gostei de corrida, mas precisei desistir do esporte depois de ter tido um diagnóstico de desvio de coluna”, conta.

 

Ele decidiu procurar uma assessoria esportiva para se recuperar e conseguiu voltar a correr sem problemas. Aproveitou, então, para se dedicar a uma meta ousada. “Já faz um ano e meio que corro sem sentir qualquer tipo de dor e, por isso, decidi treinar para correr a Maratona de Paris. Participarei da Meia de Buenos Aires e, então, vou correr o Eco Run, que servirão como preparo para esse desafio”, garantiu Fabiano. E quando perguntado se está confiante, deu uma prova de bom-humor e espírito de esportivo: “Se não der certo, não tem problema. Pelo menos, estarei em Paris”, completou o empresário.

 

:: Serviço

Prova: Eco Run Porto Alegre

Data: 30 de setembro

Distância: 10 km

Percurso: largada em frente à Usina do Gasômetro com percurso ao longo do Rio Guaíba

Inscrições: pelo site www.ecorun.com.br ou pelo telefone (11) 6014-6161