Portas abertas

Atualizado em 11 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Michael Rasmussen está liberado para competir o Tour de France. A ASO, organizadora da competição, e a UCI (União Ciclística Internacional) confirmaram a informação nesta quinta-feira.

Recentemente, a imprensa dinamarquesa tem especulado sobre a possibilidade de acerto entre Bjarne Riis e Rasmussen. Com isso, o ciclista seria mais um reforço para a equipe Saxo Bank.

Em 2007, quando vestia a camisa amarela, Rasmussen – na época da Rabobank – foi expulso do Tour e, posteriormente, acabou suspenso por dois anos após ter omitido seu paradeiro nas semanas que antecediam o início da prova. Desde que regressou, ele sonha com o retorno a um time Pro Tour e as grandes voltas.

Um dos questionamentos era relacionado à posição da ASO (Amaury Sport Organization), e se haveria permissão para o retorno de Michael Rasmussen. A resposta veio rápida.

“Não há nenhuma formalidade que impeça Michael Rasmussen de participar no Tour de France. Ele cumpriu sua sentença, e se houver uma percepção de que ele não é bem-vindo, você deve perguntar a UCI o porquê” disse Mathieu Desplats, um dos representantes da ASO, ao jornal Ekstra Bladet.

Pat McQuaid, presidente da UCI, também não fez nenhuma restrição sobre a volta do dinamarquês, e reiterou que Rasmussen está livre para competir no Tour. “Michael Rasmussen pode competir. Ele cumpriu sua sentença e se houver algum tipo de negociação entre Riis e ele, é uma questão deles. Ele está livre para correr”, afirmou McQuaid.

Bjarne Riis e a Saxo Bank aguardam a decisão da UCI sobre o caso de doping envolvendo Alberto Contador. Caso o tricampeão do Tour acabe punido, Rasmussen poderá ser a “carta na manga” de Riis para 2011.