Por uma vaga olímpica

Atualizado em 03 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A Seleção Brasileira de Bicicross disputou a 4ª etapa da Copa do Mundo de Supercross em Chula Vista, nos Estados Unidos, entre quinta-feira (29 de setembro) e domingo (2 de outubro), com uma meta em vista: conquistar pontos importantes para uma vaga nas Olimpíadas de Londres de 2012. Embora não tenha subido ao pódio, a meta foi alcançada ao conquistar 217 pontos na etapa do torneio, o que mantém a chance do time verde-e-amarelo de embarcar para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

Na categoria masculina, o campeão mundial de Supercross, Renato Rezende, chegou até as quartas-de-final da competição. O brasileiro conseguiu realizar uma excelente largada, mas acabou se envolvendo em um acidente e terminou a prova na sétima colocação. Pela categoria feminina, a ciclista brasileira melhor classificada foi Priscilla Carnaval, que concluiu a prova na 25ª colocação. A atleta não conseguiu passar para a fase seguinte por pouco, após ter largado na quarta bateria, assim como Arielle Martin, campeã da prova.

Na primeira bateria da elite feminina, Naiara Silva e Squel Stein defendiam bem suas colocações, no entanto, Squel também sofreu um acidente, o que prejudicou a seleção. Mesmo assim, a atleta retornou para ajudar o Brasil na classificação por nações e terminou na oitava posição nas quartas-de-finais. Tanto Naiara quanto Bianca Quinalha foram eliminadas na bateria.

Apesar dos problemas e do resultado não tão satisfatório, a equipe feminina do Brasil surpreendeu, pois pela primeira vez na história conseguiu classificar todas as representantes para as fases finais de uma competição. O ouro da elite feminina ficou para a norte-americana Arielle Martin e no masculino, o vencedor foi o compatriota Connor Fields.

“Gostei muito do nosso time. Os pilotos estão cada dia mais maduros e técnicos. Mesmo com uma pista de extrema dificuldade, eles conseguiram excelentes colocações e estão brigando de igual para igual com os atletas de seleções com muito mais tradição”, disse Guilherme Pussieldi, técnico da seleção brasileira de Bicicross, que agora visa o próximo objetivo da seleção brasileira: os Jogos Pan-Americanos.

Mais informações poderão ser encontradas no site oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo