Por pouco

Atualizado em 20 de fevereiro de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O queniano Patrick Makau mostrou ser um forte candidato na briga pelo recorde mundial nos 21 km. Nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, ele estabeleceu a segunda melhor marca da história ao completar em 58min52s a Meia-Maratona de RAK, nos Emirados Árabes. O atleta mais rápido nesta distância é seu compatriota Samuel Wanjiru, com 58min33s.

“Acredito que o vento hoje me tirou o recorde mundial. Estava ventando muito forte e não havia nenhum abrigo”, disse Makau após a prova, que também explicou que a perseguição ao etíope Deriba Merga na parte final da corrida prejudicou seu desempenho.

“Foi ruim ter que apertar o ritmo entre os quilômetros 16 e 18 para capturar Merga. Usei praticamente todas minhas energias neste ponto e não tive forças para o quilômetro final”, afirmou o queniano.

Na disputa feminina, a etíope Dire Tune também teve uma grande performance e venceu a prova com 1h07min18s. Até hoje, apenas cinco mulheres na história conseguiram correr abaixo desta marca. O recorde mundial na meia-maratona é da queniana naturalizada holandesa Lornah Kiplagat (1h06min25s).