Popovych assina com a Astana

Atualizado em 13 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O ucraniano Yaroslav Popovych, um dos escudeiros do vice-campeão do Tour de France Cadel Evans (Silence-Lotto), assinou por dois anos com a equipe Astana, e será um dos companheiros do norte-americano Lance Armstrong e do espanhol Alberto Contador na temporada 2009.

Profissional desde 2002, o ciclista de 28 anos é experiente em provas por etapas, e já conseguiu ficar entre os dez primeiros colocados no Giro d´Italia e no Tour de France. Entre suas principais conquistas estão a camisa branca, de melhor jovem, e uma vitória em estágio da volta francesa e o título do Tour da Catalunha.

“Talvez seja surpreendente para algumas pessoas minha ida para uma equipe que tem muitos lideres. Mas Johan [Bruyneel] é um dos melhores para administrar os interesses individuais dos atletas e de todo o time. Estou ansioso para vestir a camisa da Astana e começar a correr”, declarou o ucraniano.

O diretor da equipe cazaque Johan Bruyneel, que trabalhou com Popovych na Discovery Channel, acredita que o ciclista pode contribuir muito para o time nas próximas temporadas.

“Quando ouvi que Yaroslav estava livre, imediatamente fiquei interessado em sua contratação. Ele já provou seu talento não só como gregário, mas também como um ciclista que tem ambições pessoais. Ainda vamos conversar sobre seu calendário, e gostaria de contar com ele para ajudar nossos líderes no Giro e no Tour”, disse o belga.

Confira os atletas da Astana para 2009
Lance Armstrong, Alberto Contador, Assan Bazayev, Jani Brajkovic, Valeriy Dmitriyev, Aleksandr Dyachenko, Jesús Hernández, Chris Horner, Maxim Iglinskiy, Roman Kireyev, Andreas Klöden, Berik Kupeshov, Levi Leipheimer, Steve Morabito, Dmitriy Muravyev, Daniel Navarro, Benjamín Noval, Sérgio Paulinho, Yaroslav Popovych, Bolat Raimbekov, Gregory Rast, Sergey Renev, José Luis Rubiera, Michael Schär, Tomas Vaitkus, Andrey Zeits, Haimar Zubeldia.