Ponto final

Atualizado em 07 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Após longa luta e espera em vão para achar um patrocinador que pudesse suprir a lacuna deixada pelo abandono de seu principal investidor – a companhia italiana Geox -, a equipe Geox-TMC finalmente anunciou que abandonará o ciclismo profissional a partir do início de 2012.

Os diretores esportivos Mauro Gianetti e Josean Fernández Matxin finalmente resolveram jogar a toalha após fracassarem em diversas negociações e a equipe não figurará na lista dos times Profissionais Continentais que será divulgada pela União Ciclística Internacional (UCI) na próxima segunda-feira (12). Os dirigentes conseguiram obter um adiamento para a entrega das garantias financeiras e documentos necessários à UCI, no entanto, não conseguiram cumprir sequer o novo prazo.

“Desde que a Geox anunciou o fim de sua parceria, tenho feito de tudo para concretizar um novo acordo, mas agora, o que nos resta é encarar a realidade do ciclismo moderno. É extremamente difícil achar um novo patrocinador e a economia não anda tão bem. Talvez se eu tivesse um ou dois meses a mais eu conseguiria algo, por estar em contato com uma quantidade imensa de empresas, mas o tempo é cruel e não dá espaço para todas as oportunidades. Há diversos times sem patrocínio e nem a HTC-Highroad conseguiu obter um novo parceiro”, desabafou Gianetti.

Assim, Juan Jose Cobo, campeão da Vuelta a España 2011, David de la Fuente, Rafael Valls, David Gutiérrez, David Blanco e Arkaitz Durán seguem sem uma equipe, enquanto Menchov deve assinar em breve sua ida para a Katusha e os colombianos Fabio Duarte e Mauricio Ardila migrarão para Colombia-Coldeportes.