Polonês de 104 anos bate novo recorde nos 100 metros

Atualizado em 10 de junho de 2014
Mais em

O polonês Stanislaw Kowalski se tornou o homem mais velho do mundo a completar "Corrida de 100 metros para Centenários", realizada durante a Youth Olympics, em Wroclaw (Polônia). Ele correu com o seu neto, Mark Baszak, e concluiu o desafio em um tempo de 32,79. O recorde anterior era de 22,04 segundos, do japonês de 96 anos, Kozo Haraguichi.

Stanislaw nasceu em 1910, mas há pouco mais de dez anos começou a correr com  frequência. Normalmente, 10 km por dia, ao seu ritmo, com paciência e perseverança.

Para bater o recorde de longevidade nos 100 m, só tinha que completar a distância. Mas, exigente consigo mesmo, decidiu que iria bater sua própria marca (de 34 segundos), no Estádio Municipal de Wroclaw, na Polônia. 

Stanislaw disse ao jornal polonês, Gazeta Wyborcza, que nunca foi ver um médico e que o segredo da boa saúde está em evitar comer a noite, ou exagerar na alimentação durante o dia. 

"Eu me sinto como um novo homem", declarou o novo recordista ao fim da prova.

A história de Stanislaw lembra a recente conquista da norte-americana Harriette Thompson, que alcançou o melhor tempo na Maratona de San Diego, nos EUA.