Polêmica fusão

Atualizado em 08 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Bjarne Riis, proprietário da Saxo Bank, diz estar surpreso com a fusão de equipes, realizada nesta semana entre a RadioShack e a Leopard-Trek. A empresa norte-americana anunciou na última segunda-feira que seria a nova patrocinadora da Leopard-Trek, resultando em um novo time: RadioShack-Nissan-Trek, que entrará em ação na próxima temporada.

“Assim como muitos, estou surpreso com o ocorrido. Eles devem ter as razões deles para justificar a fusão, mas não sei mais ao certo o que eles são. Eu acho que será divertido vencê-los. Eu ainda tenho os melhores ciclistas e esta é a forma como vejo as coisas”, provocou o dirigente.

Apesar de possuir excelentes atletas, tais como Andy Schleck, Frank Schleck e Andreas Klöden, Riis minimiza a grandeza do novo time e aposta em seu grande talento para 2012: o espanhol Alberto Contador, tricampeão do Tour. Além disso, pode haver a possibilidade de o dirigente pensar em recontratar alguns atletas e membros da Leopard-Trek para a comissão técnica, que integravam a Saxo Bank antes de migrarem para a nova equipe. Alberto Contador, após o Tour de France, polemizou ao afirmar que seu time necessitava se reforçar e classificou a nova equipe como ‘quase imbatível’, o que pode ter servido como aviso a Riis.

A confusa situação deu margem a comentários de alguns membros da Leopard, como Joost Posthuma, que afirmou faltar comunicação na equipe pela rapidez dos acontecimentos. “Não sei de nada, só sei que tenho contrato até 2012. Espero defender as cores de minha equipe durante o próximo ano, mas para ter alguma certeza após o término do meu contrato, só me resta esperar.” Tom Stamsnijder concordou com seu companheiro de equipe. “Sim, estou preocupado, mas digo que meu contrato será cumprido até o final”, destacou.

Thorsten Schmidt, diretor esportivo da Leopard, afirmou que a situação não está muito clara, mas também comentou sobre a polêmica fusão. “Apenas duas ou três pessoas sabem o que realmente aconteceu e eu apenas acompanhei todo o ocorrido pela mídia. Tudo está muito confuso por enquanto e eu tenho muitas propostas para estudar, mas meu contrato ainda não terminou”, concluiu o dirigente.