Plano de corrida bem feito, resultado perfeito

Atualizado em 12 de julho de 2017
Mais em

Para um grupo seleto de corredores, a “corrida por acaso” já está se tornando coisa do passado. Plano de treinamento é a coisa mais fácil e comum. Você encontra em qualquer lado, seja em revistas ou em sites, mas, será que o seu momento de treinamento, pessoal e intransferível, você sabe dizer onde se encontra, neste exato momento?

Se você já sabe, é porque você está inserido neste seleto grupo dos corredores que entendem uma rotina, cada vez mais difícil no mercado de corrida do mundo. É muito fácil você ver, ouvir, ler sobre corridas de rua hoje em dia, dada a imensa quantidade de informações que existe hoje nos meios publicitários. Você lê nos murais das empresas, vê na televisão, ouve no rádio, lê em jornais e revistas dos mais diversos meios de comunicação.

Então, correr é só uma questão acidental. Agora, correr com método é uma questão de análise de comportamento e isso, ainda, não chega a todos.

Em dezembro de 2011, onde se encontra a sua periodização neste exato momento? Você está no final de uma periodização, um ciclo de treinos? A sua próxima prova estava programada, dentre as centenas que tivemos neste ano que termina? É a mais importante de todas no seu ano, é somente mais uma das importantes ou trata-se de mais uma medalhinha para colocar no seu já imenso ou iniciando quadro de medalhas?

Suas corridas intermediárias, antes da mais importante, foram escolhidas a dedo, ou os olhos viram e acharam que valia apena? A escolha do mês de dezembro remonta às muitas gerações de corredores que acompanhei, sendo que, muitas vezes, elas são formadas pela coragem e a determinação em correr cada vez mais, correr cada vez mais rápido e, por que não, até mesmo para “pilhar as medalhas conquistadas”.

A fase da periodização mais aconselhável no momento, dada as circunstâncias prováveis de participação em provas, é a de TRANSIÇÃO. Neste período, o corredor deve mudar o foco de seus treinos, buscando treinar muito pouco, fazer outras práticas de esportes, diferente da corrida, dando chance ao sistema neuro-motor de se recompor e, assim, permitir nova fase de treinamento, que durará o ano de 2012 inteiro, sempre com mais e mais provas de corrida.

Se a sua prova principal é agora, entre dezembro e janeiro, então, segure um pouco mais seus treinos e faça valer a pena ter se dedicado. Se você não tem mais provas ditas as mais importantes, então está na hora de iniciar o período de BASE.

A Transição: Momento de desacelerar e acostumar-se com a idéia de correr menos e mais leve, circunstância necessária para os corredores inteligentes.

Corrida leve e em menos vezes na semana.

Natação como forma de recompensar o corpo que correu muito.

Bicicleta para mexer outras formas do seu movimento corporal e permitir maior oxigenação ao seu metabolismo.

Andar, simplesmente andar, como forma de sentir e trabalhar, por outro ângulo e maneira, a musculatura que tantas vezes feriu com muitos treinos.

Descansar; método fácil para se recompor.

TRANSIÇÃO
Um breve descanso que pode durar mais dias aos iniciantes e menos aos mais adiantados, pode chegar aos 15 dias, outros, 20, encaixe este tempo, necessário, a sua rotina de viagem de férias e pronto, tudo resolvido com profissionalismo.

Depois deste tempo, vem a segunda fase mais importante do ano; o treinamento de BASE. Treine mais tempo, menos veloz, mais exercícios com pouca carga, mais montanhas e morros para que acostume seu corpo novamente aos exercícios intensos.

Desta forma, você verá que as corridas escolhidas serão as especiais, escolhidas para que seus resultados sejam os melhores do ano.

Dando forma à Base de treino – Um exemplo fácil e rápido de demonstrar o que vem a ser a base é: esqueça treinamentos que se iniciam em janeiro e não terminam, simplesmente, porque tem mais uma prova de corrida que você precisa fazer. Faça o raciocínio interagir com sua mente e corpo, dando forma organizada ao seu treinamento.

Quilometragens possíveis – Treine quilômetros que, seguramente, não te deixam muito cansado, porém, você sente que seu organismo trabalhou por longo tempo.

Uma base pode ser sustentada por quilometragem que variam entre 10 km e 20 km, outros atletas, mais evoluídos, podem chegar às marcas de 30 km por dia. Saliento que estas distâncias maiores serão elementos de planilhas de corredores com mais de 10 anos de treinos e que tenham esgotado todas as possibilidades de correr mais rápido em provas menores e, desta forma, podem buscar as provas mais longas, tais como meias maratonas, maratonas e ultramaratonas.

Sempre com os pés no chão, uma base se inicia pelo menos 4 meses de distância da sua prova principal e deve terminar, novamente, com o período de transição.

Na semana seguinte, falarei um pouco mais da base de treinos e do período de polimento que pode ajustar às velocidades e resistências, para que seu resultado seja impecavelmente melhor. Enquanto isso, mãos a obra; faça seus treinos de ajustes e logo, logo ajustaremos os novos ingredientes.