Pilates para equilibrar homens e mulheres

Atualizado em 19 de dezembro de 2008
Mais em

Por Suely Tambalo*

Homens e mulheres, corpos diferentes, necessidades distintas, mas uma coisa em comum: o prazer e o bem-estar que a corrida proporciona. E não pode haver saúde sem equilíbrio, algo tão difícil de atingir, por isso, muitas vezes mesmo sem querer, passamos da medida.
Na tentativa de superação, atletas profissionais ou amadores, mesmo com a supervisão de dedicados treinadores, acabam por sofrer dores e lesões que os afastam temporariamente da atividade. O desequilíbrio acontece quando, em algum momento, perdemos a conexão com nós mesmos, deixando de nos observar. Aí, a dor vem nos lembrar que algo não vai bem. E quanto antes atendermos ao chamado dela, mais rapidamente retomamos o curso.
Quando a dor começa, em geral não damos a devida atenção. Não queremos parar de treinar, quem sabe só diminuir um pouquinho o ritmo de treinamento até ela ir embora… Muitas vezes, a dor que no início era um aviso se tornou incapacitante, impedindo o treinamento e também interferindo nas nossas atividades diárias. Nesta hora, acabou o prazer, o bem-estar e a saúde. E nisso, homens e mulheres são iguais…
O Método Pilates vem, antes de tudo, restabelecer nosso equilíbrio físico e mental em busca da saúde. Não treina e prepara somente o corpo, mas nos faz mais conscientes de nossos desequilíbrios. Ele literalmente nos coloca no eixo.
Seu criador, Joseph Pilates, foi uma criança de saúde frágil. Como autodidata, estudou anatomia, praticou ao longo da vida os mais diversos esportes e atividades físicas, de onde tirou experiência para desenvolver o seu método, unindo o melhor das práticas ocidentais e orientais.
A progressão do trabalho não se dá com o aumento do número de repetições, mas sim com o aumento do número de exercícios, buscando a perfeição da execução. Essa rotina tem uma ordem específica, criada para trabalhar o corpo harmoniosamente. Aprendendo a se movimentar de maneira eficiente, reequilibramos e tornamos nossos músculos mais fortes e flexíveis, como também aprendemos a nos conhecer melhor, identificar nossas dificuldades e facilidades.
Com maior consciência de trabalhar o corpo preservando a saúde, as mulheres atualmente ainda são maioria nos estúdios de Pilates, mas Joseph Pilates desenvolveu alguns de seus exercícios intermediários e avançados especialmente para o corpo masculino.
O método Pilates se adapta a qualquer sexo, idade ou nível de condicionamento físico, pois respeita as possibilidades de cada praticante, evoluindo de maneira controlada e garantindo os pré-requisitos para um treinamento seguro.
Desta forma, se homens e mulheres respeitarem suas características, terão no Método Pilates um aliado na preparação física, que além de fortalecer e equilibrar o corpo de forma harmoniosa, ainda desenvolve nossa capacidade de percepção e auto-conhecimento, indispensável para nossa saúde e para a prática da atividade que nos dá tanto prazer!

*Suely Tambalo é professora de Pilates do CGPA Pilates – www.cgpapilates.com.br