Petacchi é punido por doping

Atualizado em 06 de maio de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

A Corte de Arbitragem do Esporte (CAS) anunciou na manhã desta terça-feira, dia 6 de maio, que o italiano Alessandro Petacchi, foi suspenso por um ano pelo uso da substância salbutamol.

O ciclista da Milram havia sido pego no exame antidoping no dia 23 de maio de 2007, após vencer a segunda etapa do Giro d´Italia, em Pinerolo. Na época, ele foi banido das pistas por dois meses, mas voltou a competir no dia 24 de Julho, pois o comitê disciplinar da Federação de Ciclismo Italiana (FCI) entendeu que o atleta usou o salbutamol para tramento.

Durante o Giro 2007, Petacchi tinha uma autorização para utilizar três doses de 200mg de salbutamol por dia, mas em seu exame antidoping foi encontrada a concentração de 1.352 ng/ml, sendo que o permitido era 1.000 ng/ml.

Insatisfeitos com a decisão da FCI, a Agência Mundial AntiDoping (WADA) e o Comitê Olímpico Italiano (CONI) apelaram para o CAS, que baniu o italiano das competições até 31 de agosto de 2008, pois ele já cumpriu parte da suspensão de um ano em 2007.

O CAS alegou que Petacchi não teve intenção de se dopar, mas foi negligente na hora de tomar a medicação. O ciclista da Milram também foi desqualificado do Giro d´Italia 2007 e terá que devolver as medalhas, pontos e prêmios que recebeu entre 23 de maio e 31 de outubro de 2007, quando foi banido “preventivamente” das pistas.

A Milram ainda não definiu qual será o futuro de Alessandro Petachi. Stephan Flock, assessor de imprensa da equipe, revelou que a cúpula do time irá se reunir para tomar uma decisão sobre o assunto quando forem oficialmente informados sobre a suspensão do atleta.

“Primeiro nós precisamos receber a decisão por escrito. Após isso, os diretores da equipe vão se encontrar e analisarão todos os prós e contras sobre o assunto. No momento, tudo é possível”, disse Flock.