Perto de feito histórico

Atualizado em 13 de março de 2007
Mais em

POR CHRISTIAN BAINES

O brasileiro Murilo Fischer (Liquigas) desempenhou excelente papel na 2ª etapa da Paris-Nice, disputada nesta terça-feira entre as localidades de Vatan e Limoges, e ocupa a 17ª colocação na classificação geral e a segunda posição na disputa pela camisa de melhor escalador, atrás apenas do francês Stéphane Auge (Cofidis).

Acompanhado dos franceses Thomas Voeckler (Bouygues Telecom), Philippe Gilbert (Française des Jeux) e do próprio Auge, Fischer estava na fuga realizada no quilômetro 41 da prova, logo após o pelotão neutralizar uma escapada de 17 ciclistas. Na segunda hora de disputa, quando o percurso se tornou mais íngreme, Auge e Gilbert desistiram e restaram apenas Voeckler e Fischer escapados.

A dupla fez um bom trabalho e chegou a estar com 50 segundos de vantagem sobre o pelotão quando restavam apenas 10 quilômetros para a meta final. Parecia que Fischer seria o segundo colocado. O pelotão estava distante e Voeckler forçava o ritmo.

Liquigas impecável
A pouquíssimos quilômetros do final, no entanto, eles foram alcançados pelo pelotão e o brasileiro acabou cruzando a linha de chegada na 28ª colocação. O vencedor foi o companheiro de equipe de Fischer, o italiano Franco Pellizotti. O segundo lugar ficou com Daniele Bennati (Lampre-Fondital), seguido de Luca Paolini, também da Liquigas.

O desempenho de hoje rendeu a Fischer a segunda colocação na disputa pela camisa de bolinhas vermelhas. Dos três meta-volantes de subida, o brasileiro foi o mais rápido em um deles e segundo colocado nos outros dois.

“Durante todo a prova, não acreditava que a escapada teria sucesso, mas mudei de opinião quando tínhamos 50 segundos de vantagem quando faltavam 10 quilômetros”, conta Voeckler. “Eu não queria terminar com o Fischer no sprint, porque sabia que ele seria mais rápido e me derrotaria. Infelizmente, não tive forças o suficiente para resistir ao ritmo do pelotão. Espero me recuperar bem do esforço de hoje. A Bouygues Telecom continua sem vencer nesta temporada, e no final, é isso que vale”, completa o francês.

A equipe celeste Liquigas demonstrou bastante força e tirou a Saunier Duval da liderança, que fez um belo trabalho nos dois últimos dias. “Eu não sei se priorizaremos a defesa da camisa amarela”, disse o novo líder Pellizotti. “Vamos pensar em cada coisa na sua hora.” Apenas seis segundo separam o italiano do escocês David Millar (Saunier Duval).

Classificação 2ª etapa: Vatan – Limoges, 177 km:
1) Franco Pellizotti (Liquigas) 3h57min36s
2) Daniele Bennati (Lampre-Fondital) a 2s
3) Luca Paolini (Liquigas) m.t.
4) William Bonnet (Crédit Agricole) m.t.
5) Joaquím Rodríguez (Caisse d'Epargne) m.t.
6) Tomas Vaitkus (Discovery Channel) m.t.
7) Davide Rebellin (Gerolsteiner) m.t.
8) Jérôme Pineau (Bouygues Telecom) m.t.
9) Patrick Calcagni (Liquigas) m.t.
10) Thomas Voeckler (Bouygues Telecom) m.t.
28) Murilo Fischer (Liquigas) a 8s

Classificação Geral – após 2ª etapa:
1) Franco Pellizotti (Liquigas) 8h33min12s
2) David Millar (Saunier Duval-Prodir) a 6s
3) Daniele Bennati (Lampre-Fondital) m.t.
4) Roman Kreuziger (Liquigas) a 7s
5) Sébastien Joly (Française Des Jeux) a 8s
6) Luis León Sánchez (Caisse d'Epargne) m.t.
7) Francisco José Ventoso (Saunier Duval-Prodir) a 10s
8) Thomas Voeckler (Bouygues Telecom) a 11s
9) Davide Rebellin (Gerolsteiner) a 13s
10) Jérôme Pineau (Bouygues Telecom) a 14s
17) Murilo Fischer (Liquigas) a 19s