Pereiro escapa e ucraniano vence etapa

Atualizado em 11 de abril de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti

O ciclista ucraniano Mikhaylo Khalilov foi o vencedor da terceira etapa de 182 km do Circuito de Sarthe, entre Angers e Fresnay-sur-Sarthe, nesta quinta-feira. Apesar da vitória do ucraniano da equipe Cerâmica Flaminia, o francês Thomas Voeckler (Bouygues) continua em primeiro lugar na prova com 1 segundo de vantagem do americano Christian Vandevelde, da equipe Slipstream. Khalilov, 32, profissional desde 2001, deu um sprint na frente do argentino Maximiliano Richeze (Navigare) e do francês Lilian Jegou (Française des Jeux)

A terceira etapa foi bastante agitada desde os primeiros quilômetros, com destaque para Oscar Pereiro, que não parou de tentar uma escapada, até que conseguiu no quilômetro 56. O ciclista galego do Caisse D’Epargne pegou a dianteira na companhia do suíço Markus Zberg (Gerolsteiner), do francês Freddy Bichot (Agritubel) e do italiano Maurizio Biondo (Flaminia).

O quarteto fez uma espaçada perfeita por mais de cem quilômetros. Assim, no km 108, tinham mais de dois minutos de vantagem e, no km 120, mais de três minutos. Ao chegar na parte final do circuito, as equipes de sprintistas reuniram forças para alcançar o quarteto, fato que se consumou no km 173.

A três quilômetros para o final da etapa, começaram os movimentos táticos para a chegada massiva. O ucraniano Khalilov arrancou com força e faturou a etapa do Circuito de Sarthe. Foi a vitória mais importante da carreira de um ciclista veterano, que só tinha triunfos em provas de segundo escalão. Em segundo lugar, ficou o argentino Ariel Maximiliano Richeze, da equipe Navigare, e, em terceiro, o francês Lilian Jegou (Française des Jeux).

Nessa sexta-feira, será disputada a quarta e última etapa do Circuito de Sarthe, entre Saint-Léonard-des-Bois e Le Mans, com 188,5 km.