Perder para ganhar

Atualizado em 05 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Para se tornar um bom escalador, você deve ser magro. Com 1m82 e 69 kg, Jakob Fuglsang está dentro desses padrões – tanto de leveza, quanto sobre suas habilidades nas subidas. Só que se ele quiser conquistar o Giro d’Itália 2012, o dinamarquês vai ter de perder alguns quilos. Quem argumenta isso é Kim Andersen, diretor esportivo de sua nova equipe, a RadioShack-Nissan.

“Ele precisa perder dois por cento de sua gordura corporal. Caso isto não aconteça, ele não conseguirá enfrentar as íngremes montanhas da grande volta italiana”, disse Andersen, que treinou Fuglsang na Leopard-Trek durante este ano.

O treinador foi bem claro quando questionado sobre a forma física do atleta. “Se ele perder peso, poderá competir. Se ele emagrecer e também estiver em boas condições físicas, então ele poderá chegar ao topo”, previu Andersen sobre o dinamarquês.

O jovem de apenas 26 anos, terá de seguir os conselhos de seu treinador, caso queira continuar mantendo a responsabilidade depositada em seus ombros. Fuglsang será o capitão da equipe no Giro, o que significa que provavelmente trabalhará para os irmãos Andy e Frank Schleck no Tour – se participar.

“Construiremos um time em torno dele para o Giro e, no Tour, tudo leva a crer que ele terá um papel secundário, no entanto, não dá para afirmar nada, uma vez que é impossível saber como todos estarão depois do Giro”, concluiu Andersen.