Perda do Tour causou depressão em Andy Schleck

Atualizado em 26 de janeiro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Prestes a se tornar campeão do Tour de France 2010 (caso seja confirmada a punição a Alberto Contador), o luxemburguês Andy Schleck atravessou um momento delicado após o encerrado da última edição da competição e passou por um pequeno período de depressão.

“Ele realmente teve um pequeno momento de depressão, mas conseguiu superar, principalmente praticando a pesca”, disse o pai dos irmãos Schleck ao jornal L´Équipe. Mas o próprio ciclista admitiu ter sofrido uma grande decepção ao ver Contador com a camisa amarela e no alto do pódio em Paris.

“Até aquele momento tudo ia bem”, afirmou Schleck, que reconheceu não estar desgastado fisicamente, mas sim mentalmente. ” Fiquei muito desapontado, não é fácil. Precisei me afastar um pouco das pessoas, foi algo o qual necessitei.”

Andy Schleck disse ter ficado surpreso com o positivo de Contador pra clembuterol. Para ele, o Tour 2010 esteve ao seu alcance, mas quatro fatores acabaram adiando o sonho da camisa amarela. O prólogo em Roterdã (Holanda) onde perdeu 42 segundos, o abandono de seu irmão Frank, a ausência de outros ciclistas que poderiam dar uma tônica diferente a prova e, por fim, seu problema mecânico em Balés, quando foi atacado pelo espanhol e perdeu a liderança na classificação geral.

“Sem esse problema jamais teria perdido a liderança. Não sei se teria conseguido ampliar a vantagem, mas era uma possibilidade. Lamento por isso.”

Por fim, Schleck reiterou não se arrepender da atitude tomada em relação a Contador, quando preferiu manter um clima de tranquilidade e amizade. “Algumas pessoas vaiavam Contador e isso me causou um desconforto. Não sei se fiz o correto, mas foi o mais justo naquele momento. Estava irritado, mas Bjarne Riis me acalmou”