Pequena notável

Atualizado em 09 de janeiro de 2009
Mais em

Por Felipe Vilasanchez

Catarina Cucati Ganzelli é um jovem talento da natação. Aos 15 anos de idade, exibe no currículo a primeira colocação no Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas de 2008, em que ganhou seis das oito etapas disputadas, o 2º lugar no geral feminino na 14 Bis, prova que consiste na travessia de Santos a Bertioga, e a terceira colocação no juvenil feminino nos 5 km e nos 10 km da Travessia Nacional Inema, na Bahia, uma das etapas do Campeonato Brasileiro. A nadadora, natural de Campinas, São Paulo, e que faz parte da equipe Gran São João/ Limeira, também conquistou, em 2007 e 2008, o primeiro lugar na Fuga das Ilhas e está em busca de patrocínio para poder disputar todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Confira, a seguir, a entrevista com a simpática Catarina.

Prólogo – Como você começou na natação?
Catarina Cucati Ganzelli – Comecei a fazer aulas em uma escolinha de natação quando eu tinha dois anos, mas me afoguei e fiquei traumatizada. Voltei a nadar só aos seis anos de idade, apoiada por meu pai, no Círculo Militar de Campinas, onde eu fui convidada para participar da equipe de natação aos oito anos de idade.

Prólogo – Qual é sua rotina de treinamento?
Catarina – Eu treino de segunda a sexta durante a tarde e aos sábados de manhã. Durante a semana, das 14h às 15h, eu faço preparo físico e das 15h às 18h eu nado. Aos sábados meu treino é feito só na piscina.

Prólogo – Você treina focada em maratonas aquáticas ou treina para competições mais curtas?
Catarina – Eu foco nas maratonas aquáticas.

Prólogo – Quais são suas facilidades na piscina?
Catarina – Eu gosto de nadar maratonas. Não tenho muita velocidade. Mas gosto de nadar, de qualquer forma.

Prólogo – E quais são as suas dificuldades?
Catarina – Eu viajo todo dia para Limeira, e a viagem cansa um pouco. No início, não estava acostumada a acordar cedo para treinar, e essa foi a primeira dificuldade. Quando eu comecei a fazer preparo físico, também achei difícil. E quando passei a treinar maratonas também. Mas é muito gostoso, depois de pegar o jeito. Não troco por nada!

Prólogo – O treino deixa tempo para a escola e os amigos?
Catarina – Na escola, meu tempo diminuiu para quase nada. O jeito é prestar atenção, porque em casa não sobre tempo para estudar. Mas a vida pessoal é melhor, porque eu saio com o pessoal da equipe, que tem a mesma rotina que a minha.

Prólogo – Como estão suas notas na escola?
Catarina – Deram uma caída, mas estou levando. Antes eu era muito perfeccionista, queria ser a melhor da classe, ter as maiores notas, mas hoje não dá mais. Estou muito melhor que muita gente que eu conheço!

Prólogo – Como foi ser bicampeã da Fuga das Ilhas, competindo entre tanta gente mais velha?
Catarina – A Fuga é sempre gostosa. Ano passado eu queria ganhar, já me acostumei a nadar com o pessoal mais velho. Então eu já olho de igual para igual.

Prólogo – Você acha que sua idade é uma vantagem?
Catarina – Eu não digo isso. Acho que vai de atleta para atleta. Alguns despontam mais cedo, outros mais tarde. E depende muito do treinamento, também. Mas eu acho que eu estou em uma idade boa, embora não esteja no pico.

Prólogo – Quais são seus projetos para sua carreira? Você pretende disputar Olimpíadas?
Catarina – Todo atleta tem o desejo de ir para a Olimpíada, mas não penso nisso agora. Em 2009 quero ser campeã brasileira. Mas isso é meio complicado, pois as etapas são muito longes e fica difícil pagar tudo. A equipe me ajuda – ela pagou metade de tudo nas etapas que eu disputei em 2008 –, mas eu estou em busca de patrocínio. Este ano eu gostaria de disputar todas as etapas. Mas é um sonho meu ter uma medalha Olímpica, sim!