Pelotão Quênia

Atualizado em 16 de outubro de 2019
Mais em ATIVO

Por Fausto Fagioli Fonseca

Um novo projeto promete revolucionar a sua corrida nas provas realizadas pela Revista O2 e pela Iguana Sports. Chamado de Pelotão Quênia, a ideia consiste em separar por faixa de tempo os corredores que participarem das provas como o Circuito das Estações, Night Run, Vênus, entre outras.

O Pelotão Quênia é o dos corredores que têm os melhores tempos nas provas da O2. Além do grupo com o nome do país africano, que foi escolhido pela grande tradição em corridas de rua, os outros três pelotões serão designados pela cor azul, verde e branca.

Os grupos serão montados na largada, quando os participantes ficarão organizados em quatro categorias, de acordo com os tempos conquistados nas provas anteriores da Revista O2 no ano de 2009 (para o Pelotão Quênia) e por bom senso nos demais setores de cores. Desta forma, os corredores que visam os melhores tempos e os que têm como objetivo apenas aproveitar a corrida não entrarão em conflito.

O desejado Pelotão Quênia
Neste grupo ficarão os corredores mais rápidos do evento. Para fazer parte desta categoria na prova de 10 km será necessário que o participante tenha um tempo líquido abaixo de 45 minutos nos 10 km, com um pace médio de 4min30s.

Já no percurso de 5 km a exigência é que o corredor seja capaz de completar a prova com o tempo líquido abaixo de 22min30s, com o pace também de 4min30s por quilômetro percorrido.

É como um índice, exigido na conceituada Maratona de Boston, e o corredor que tem a marca terá de comprová-la para poder pertencer ao pelotão, que garante largada diferenciada ao seleto grupo de cerca de 5% dos inscritos de cada prova.

Como vantagens, os corredores mais rápidos poderão “puxar” seu ritmo correndo lado a lado de corredores com pace semelhante ao seu, além de conhecer melhor seus limites na corrida e testar-se ao correr próximo de pessoas competitivas.

Pelotão azul
Aqui ficarão os corredores com tempo líquido abaixo de 55 minutos nos 10 km. Para o percurso de 5 km vale o mesmo pace (5min30s), com tempo exigido de até 27min30s. Se você é capaz de seguir o ritmo do pelotão de frente no início da corrida, mas depois acaba perdendo o fôlego este é o pelotão ideal, já que poderá dividir as pistas com atletas que tenham um nível parecido com o seu sem quebrar.

Somando-se as cinco cidades que recebem provas da O2 (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre) uma média de 26% dos corredores farão parte deste grupo.

Pelotão verde
É no pelotão verde que ficarão a maioria dos corredores das provas da O2, cerca de 35%. Neste grupo correrão os atletas que sejam capazes de completar o trajeto de 10 km com um tempo líquido entre 55 minutos e 1h04min59s e cujo pace médio seja maior ou igual a 5min30s. Nos 5 km, o tempo exigido para que o atleta se enquadre no grupo será entre 27min30s e 32min29s.

Pelotão branco
Sua meta na corrida não é quebrar recordes? Então o pelotão branco é o ideal para você. Aqui os corredores que tenham um tempo líquido acima de 1h05min nos 10 km e 32min30s nos 5 km largarão no fim das provas, para correrem próximos a quem tem ritmos semelhantes aos deles.

O projeto entrará em vigor na etapa de Inverno do Circuito das Estações Adidas, realizada na cidade de Porto Alegre, no próximo dia 21 de junho.