Pedalando pela paz

Atualizado em 05 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Após correr contra o relógio, a Saxo Bank concluiu seu projeto inovador, na cidade de Acre, em Israel, que consiste em uma escola para crianças judias e muçulmanas. O projeto foi concluído na última sexta-feira (2) e contou com a equipe para ajudar a reformar o prédio, além de construir uma trilha off-road nos arredores do edifício.

“Tem sido muito divertido brincar com as crianças. Eu gosto da facilidade com a qual elas têm de sorrir e dos bons momentos que elas vivem, sem se preocuparem com suas diferenças. Muitas delas nunca haviam tido uma experiência com uma bicicleta até o dia de hoje”, disse Alberto Contador.

Bjarne Riis também se orgulhou do trabalho realizado por seu time. “Tem sido uma longa jornada no escuro, mas nós viemos e conseguimos deixar tudo pronto para a chegada das crianças. Eu as vi tendo momentos realmente muito bons, inclusive quando foram apresentadas às bicicletas e se depararam com este novo desafio. Espero que continuem pedalando sempre que possível. Esta foi uma meta realmente incrível a ser batida e nós conseguimos pegar o projeto, unir toda a equipe e realizar um verdadeiro trabalho em grupo”.

Nick Nuyens, da Saxo Bank, foi um dos ciclistas que mais se dedicaram ao trabalho. “Eu estava mais preocupado em saber como transformaríamos o deserto em uma pista off-road. Eles não possuem muita informação sobre o ciclismo, mas o que mais importa realmente é a iniciativa de fazer com que pessoas que vieram de origens tão distintas tenham essa relação familiar. Não estamos aqui para mostrar nada e tivemos que trabalhar muito duto. Na quinta-feira começamos a trabalhar às 8 horas e até as 16 horas tudo tinha que estar pronto. Na sexta-feira nossos esforços foram recompensados e as crianças foram introduzidas ao ciclismo. Elas estavam eufóricas e é lindo ver crianças judias e muçulmanas aprendendo juntas, o que é muito raro em Israel”, concluiu o campeão do Tour de Flandres.

A Saxo Bank permanecerá em Israel até o dia 11 de dezembro para treinar e se concentrar para a próxima temporada.