Pedalada coletiva pelo Caminho da Luz em julho

Atualizado em 07 de junho de 2011
Mais em

Entre os dias 3 e 6 de julho será realizada a terceira pedalada coletiva pelo chamado Caminho da Luz, em Minas Gerais, entre as cidades de Tombos e Alto Carapaó. O evento é organizado pela ABRALUZ, associação que coordena o caminho, com apoio do Clube de Cicloturismo.

A pedalada é um evento não competitivo, que ue tem como objetivo contemplação da natureza, integração com outros participantes e com a comunidade local. O roteiro tem subidas fortes e descidas difíceis, mas, segundo os organizadores, pode ser feito por iniciantes com bom preparo físico e disposição para desafio e aventura.
Os participantes devem levar a bicicleta e o capacete, e podem optar por ficar em alojamentos coletivos (que serão feitos em escolas, clubes e outros prédios) ou em pousadas e hospedagens particulares. Os lanches e refeições serão feitos todos em conjunto.

O criador do Caminho da Luz, Albino Neves, que já percorreu inúmeras rotas de peregrinação pelo mundo e também é um aficionado da bike, estará pedalando no Bike Luz 2011 e contando um pouco das histórias que envolvem esse caminho.

O caminho é todo em Minas Gerais bem próximo à divisa do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, com início na cidade de Tombos e fim em Alto Caparaó. De lá, os participantes têm a opção de subir até o topo do Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil com 2.892 m de altitude. Este último trecho é feito a pé e fica dentro do Parque Nacional do Caparaó, sendo uma uma trilha somente para caminhada.

O Caminho da Luz é uma rota de cerca de 200 km que passa por estradinhas de terra, em meio a fazendas, pequenos distritos e muita natureza. Todo o percurso é sinalizado com placas e setas amarelas, pintadas em postes e cercas, de maneira que qualquer pessoa pode se orientar sem dificuldade.

No início do caminho, o participante recebe uma credencial de peregrino, que o identifica e que vai sendo carimbada nos locais de pernoite ou de refeição. Assim, ao finalizar o percurso e ter a credencial completa, ele recebe um certificado de que percorreu todo o Caminho da Luz.

Em geral, os caminhantes levam de 6 a 7 dias para percorrer todo o caminho, mas de bike é possível fazer em menos tempo, em 4 dias. Mais informações pelo site www.clubedecicloturismo.com.br e www.caminhodaluz.org.br.