Pedala 24h

Atualizado em 16 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A Semana Nacional de Trânsito 2012 será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro e o tema escolhido pelo Denatran neste ano é “Década Mundial de Ações para Segurança do Trânsito – Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. Pensando nisso, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes) realizará o evento Pedala 24h, onde durante um dia inteiro, ciclistas agendarão um horário para pedalar pela cidade de Sorocaba.

O processo de conscientização mundial sobre as leis de trânsito teve início oficialmente no dia 02 de março de 2010, quando a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.

A decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde o Brasil se fez representar.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com outros organismos internacionais, traçaram a meta de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial, que atualmente significa um número superior a 1 milhão e 300 mil mortes por ano, milhões de pessoas feridas e algumas incapacitadas permanentemente. Geralmente, as vítimas têm entre 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.

Baseando-se nisso, a Urbes organizou o Pedala 24h, que terá início às 20h do dia 20/9 e término às 20h do sia 21/9, na Usina Usina Cultural Éttore Marangoni, localizada à margem direita do Rio Sorocaba.

A inscrição poderá ser feita individualmente ou em grupo e de forma gratuita, pelo site oficial da URBES, aonde podem ser coletadas mais informações sobre o evento.