Paula Radcliffe: pronta para Nova York

Atualizado em 29 de outubro de 2008
Mais em

Por Carolina Botelho

A recordista mundial britânica Paula Radcliffe vai defender seu título da Maratona de Nova York nesse domingo, 2 de novembro, depois de um ano de lesão, problemas biomecânicos e outras questões que prejudicaram seu desempenho.

No último domingo, 26 de outubro, em um dia úmido e com vento, ela venceu as 10 milhas da Great South Run, em Portsmouth, na Inglaterra, em 51min11s, um recorde britânico. Ela ficou mais de dois minutos a frente da segunda colocada, Jessica Augusto (53min15s). “Usei essa prova como um treino, pois tenho uma competição importante na semana que vem em Nova York”, disse Paula.

A adversária
Em 2007, a etíope Gete Wami venceu a Maratona de Berlim, ficou em segundo lugar na Maratona de Nova York, mas em abril desse ano, abandonou a maratona olímpica no km 30 por causa de problemas no estômago. “Essa será minha primeira maratona desde então, e vou correr pensando em Pequim, em como fazer melhor”, disse Wami.

Wami fez os 42 km de Nova York, em 2007, em 2h23min32s, enquanto Radcliffe cravou 2h23min09s.

A etíope luta ainda na Maratona de Nova York para ganhar os 500 milhões de dólares do World Marathon Majors. Para isso, ela precisa terminar a prova em primeiro ou segundo lugar.