Paula Radcliffe mira ouro olímpico

Atualizado em 15 de janeiro de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

A britânica Paula Radcliffe quer conquistar neste ano um dos poucos títulos que faltam para sua carreira: a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A atleta não quer repetir o fracasso de quatro anos atrás, quando chegou a Atenas, na Grécia, como franca favorita na maratona e teve de abandonar a prova.

O marido dela, Gary Lough, relembra com tristeza o episódio nos Jogos Olímpicos de 2004. “Foi como se parte de nós tivesse morrido”, falou.

De 2004 para cá, Radcliffe sofreu algumas lesões e ainda passou por uma gestação, o que fez com que ela ficasse um bom tempo parada. E Pequim pode ser uma das últimas chances de Paula Radcliffe, 34, conquistar o tão sonhado ouro olímpico. A britânica ainda terá um outro obstáculo pela frente, além dos 42 km que terá de correr: a umidade da capital chinesa, pois ela é asmática.

Aliás, dias após a vitória na Maratona de Nova York do ano passado, Paula sofreu um forte ataque de asma quando assistia um filme em um cinema de Loughborough.

Mas, ao que parece, Radcliffe não vê como empecilhos o clima de Pequim e sua asma. “Definitivamente, estou mais forte (que em Atenas)”, disse a atleta, que revelou que o nascimento de sua filha, Isla, a deixou mais motivada. “Sinto que ganhei mais força espiritual e mais equilíbrio”, encerrou.