Paula Radcliffe já ensaia a sua volta

Atualizado em 12 de fevereiro de 2020
Mais em ATIVO

A dona do recorde mundial da maratona, Paula Radcliff, voltará a correr a distância “mãe” do atletismo, para encerrar sua carreira em Londres, onde conseguiu a marca de 2h15m25s que, ainda, nenhuma outra corredora conseguiu bater.

Ausente desde 2012 devido a uma lesão em seu pé esquerdo, que a tirou dos Jogos Olímpicos de Londres, Radcliff volta a calçar os tênis para encerrar sua carreira com sucesso e evitar que sua trajetória bem sucedida como atleta ativa, termine por conta de uma lesão.

“Certamente não vou poder correr em duas horas e quinze minutos outra vez, porém quero ser competitiva e correr bem. Meu principal objetivo é terminar minha carreira colocando eu as condições. Acredito ser um caso raro, muitos acreditam na possibilidade de terminar quando e como querem suas carreiras, mas depois podem sofrer lesões, e sua mente te leva a um nível em que, simplesmente, não dá mais para correr tão bem quanto antes. Seria lindo encerrar o círculo correndo como corri minha primeira maratona e terminar no topo”, declara Radcliff.

A operação a que foi submetida, por conta da lesão no pé, afastou-a das pistas, e nos últimos tempos ela se dedicou aos treinos da maneira que fazia antes.

 “Durante muito tempo, houve uma fase em que eu não sabia se iria voltar a correr algum dia, o que foi realmente muito duro. Meus dias estavam condicionados pelo o que meu pé me deixaria fazer. Poder voltar aos tempos em que era capaz de, simplesmente, me levantar de manhã, sair e correr livremente é algo realmente especial e sou agradecida por ter mais uma vez esta oportunidade.”

Em sua primeira maratona, em 2002, Radcliff ficou com a vitória e com o recorde europeu em distância. Além disso, esteve a poucos segundos de bater o recorde mundial quando, alguns meses mais tarde, disputou a Maratona de Chicago. “Consegui um tempo de 2:17:18”, afirmou após a corrida.

No ano seguinte, quebrou seu próprio recorde, estabelecendo a marca que permanece até hoje. Ela venceu a Maratona de Londres três vezes e outras três em Nova York. Foi campeã mundial na distância e também foi campeã mundial duas vezes no cross country. Quando começar a Maratona de Londres, em abril do próximo ano, terá completado 41 anos.