Participação de Petacchi no Tour está ameaçada

Atualizado em 09 de maio de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

A participação do italiano Alessandro Petacchi (Milram) no Tour de France de 2006 está seriamente ameaçada. Durante a disputa da 3ª etapa do Giro d´Italia na segunda-feira, na Bélgica, o italiano teve uma queda, fraturou a rótula esquerda e teve de abandonar a prova. Nesta terça-feira, Petacchi retornou à Itália e será operado na quarta. No entanto, ficará cerca de dois meses afastado, o que compromete sua participação no Tour, com início para o dia 1º de julho.

“É a pior lesão da minha carreira. Tive que deixar o Giro e acho que não correrei o Tour”, disse Petacchi, ainda antes da operação. No domingo, o líder da Milram teve um resultado decepcionante. Mesmo com o trabalho intenso da equipe, o sprinter foi surpreendido pelo australiano Robbie McEwen (Davitamon) e perdeu a etapa. Petacchi prometeu se redimir na etapa de segunda, mas teve forte queda com o piso molhado e escorregadio devido à chuva.

“Dario Cioni (Liquigas) esbarrou sem querer na minha roda e bati com tudo sobre o joelho esquerdo”, relatou Petacchi, que já venceu 19 etapas do Giro. Com ajuda dos companheiros Ongarato e Lorenzetto, o ciclista ainda tentou, mas chegou 15 minutos depois do pelotão.

Nesta terça, por meio da RAI Internacional, Petacchi conversou por telefone com outros ciclistas, como o compatriota Gilberto Simoni (Saunier Duval) e o australiano Robbie McEwen. Nas conversas, ficou claro o desânimo do italiano para a disputa do Tour. Ele comentou com Simoni que é muito difícil se recuperar e voltar em forma para disputar com competitividade uma prova da grandeza do Tour.

Agora, se confirmada a ausência de Petacchi, a estratégia da Milram terá que mudar completamente. A estratégia da equipe se basearia em trabalhar por vitórias de etapas para o italiano e disputar a classificação geral por pontos (camisa verde) com o alemão Erik Zabel, veterano sprinter que já conquistou essa camisa por sete vezes. Sem Petacchi, provavelmente o próprio Zabel será responsável pelas tentativas de vitórias do time. “Agora, ficou tudo complicado”, afirmou o manager da Milram, Gerry van Gerwen.