Paris-Nice: Gesink assume a liderança

Atualizado em 13 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

A quarta etapa da Paris-Nice, disputada nesta quinta-feira, 13 de março, entre Montélimar e Mont Ventoux, foi bastante movimentada, principalmente no final dos 176 quilômetros do trajeto, quando os ciclistas teriam de enfrentar uma grande subida para alcançar a linha de chegada.

E quem chegou primeiro no topo do Mont Ventoux, coberto em neve – exceto no traçado da prova –, foi o australiano Cadel Evans (Silence) ao bater no sprint o holandês Robert Gesink (Rabobank), o segundo colocado. Apesar da derrota, o resultado dá ao ciclista as camisas de líder e de melhor jovem da competição.

Gesink conseguiu abrir uma ligeira vantagem – 33 segundos – para os italianos Rinaldo Nocentini (Ag2r) e Davide Rebellin (Gerolsteiner), mas foi o suficiente para ficar com a liderança da competição. Na classificação geral, Rebellin é o segundo, 32s atrás do holandês, e Nocentini é o terceiro, com 35s de desvantagem.

"Estou realmente feliz hoje. Isso (a liderança) eu esperava pelo fato da minha equipe ter trabalhado muito por este objetivo”, disse Gesink.

O francês Sylvain Chavanel (Cofidis) bem que tentou manter a liderança e contou com todo o apoio de sua equipe, mas não resistiu a última escalada, terminando a etapa somente na 29ª colocação, 3min42s atrás dos primeiros colocados. Agora, ele é o 10º no geral.

Mas o alemão Jens Voigt (CSC) esteve bem perto de sentir o gostinho da vitória, após realizar um bom ataque no final da prova – ele chegou a abrir 1min55s para o pelotão, que começou a tirar a vantagem do alemão, que ficou na liderança até os últimos dois quilômetros, quando Evans e Gesink realizaram um ataque e ultrapassaram o ciclista a caminho da vitória.

Voigt não conseguiu manter o ritmo dos dois e ficou para trás, terminando na 15ª colocação, 1min47s atrás e Evans.

A quinta etapa da Paris-Nice será realizada nesta sexta-feira, 14 de março, entre Althen-des-Paluds e Sisteron. O percurso de 172.5 km passará por algumas montanhas e o pelotão deverá ser fragmentado mais uma vez.

Classificação da 4ª etapa – Montélimar – Mont Ventoux, com 176 km:

1- Cadel Evans (AUS/Silence) 4h32min56s
2- Robert Gesink (HOL/Rabobank), m.t.
3- Rinaldo Nocentini (ITA/Ag2r), a 33s
4- Davide Rebellin (ITA/Gerolsteiner), m.t.
5- Frank Schleck (LUX/CSC), a 34s
6- Yaroslav Popovych (UCR/Silence), a 38s
7- Juan Manuel Gárate (ESP/Quick Step), a 1min03s
8- Simon Spilak (SLO/Lampre), m.t.
9- Pierre Rolland (FRA/Crédit Agricole), a 1min30s
10- Carlos Barredo (ESP/Quick Step), a 1min33s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 4 etapas:

1- Robert Gesink (HOL/Rabobank) 17h10min12s
2- Davide Rebellin (ITA/Gerolsteiner), a 32s
3- Rinaldo Nocentini (ITA/Ag2r), a 35s
4- Yaroslav Popovych (UCR/Silence), a 42s
5- Juan Manuel Gárate (ESP/Quick Step), a 1min06s
6- Luis León Sánchez (ESP/Caisse d'Epargne), a 2min06s
7- Gorka Verdugo (ESP/Euskaltel), a 2min11s
8- Alexander Efimkin (RUS/Quick Step), a 2min30s
9- Clément L'Hottelerie (FRA/Skil-Shimano), a 3min25s
10- Sylvain Chavanel (FRA/Cofidis), a 3min27s