Para voltar à elite

Atualizado em 28 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A FDJ está próxima de fechar uma parceria com a companhia francesa BigMat, que pode ser o patrocinador secundário da equipe. Caso o acordo seja concretizado, o time conquistará uma boa vantagem sobre a AG2R-La Mondiale, a Geox-TMC, a Euskaltel-Euskadi e a Europcar na briga pela conquista de uma licença Pro Team para 2012.

Três licenças serão disputadas pelas cinco equipes, das quais as duas restantes ostentarão a licença Pro Continental. Critérios éticos, administrativos e financeiros serão avaliados pela União Ciclística Internacional (UCI) e a FDJ, que perdeu a licença o início desta temporada, poderá aumentar suas chances consideravelmente com os investimentos provenientes da BigMat, estimados em 3 milhões de euros – a FDJ investe 9 milhões -, deixando equipes como a Geox-TMC (que anunciou a saída da Geox em 2012) em desvantagem.

A multinacional BigMat, que era tida como provável patrocinadora da Garmin-Cervélo para a próxima temporada, já está inserida no meio ciclístico e patrocina a Big Mat Auber 93, equipe da terceira divisão francesa. Com o novo acordo, a empresa associará seu nome aos dois times, mas desta vez com a chance de aparecer nas principais provas do mundo.

A FDJ é composta quase em sua totalidade por atletas franceses, como Pierrick Fedrigo, Sandy Casar, Anthony Geslin e Jeremy Roy. O time colecionou neste ano vitórias na Volta de Limousin,Volta da Valônia, Coppa Bernocchi, Settimana Lombarda e no Campeonato Mundial Sub-23, com Arnaud Demare, aposta da equipe para o próximo ano.