Para onde vai Cavendish?

Atualizado em 04 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A questão sobre qual equipe Mark Cavendish defenderá a partir de 2012 pode não estar mais em aberto. A Sky admitiu que possui um acordo verbal com o ciclista – o que não significa que haja algo assinado entre as duas partes -, além do fato de Patrick Lefevere, diretor geral da Omega Pharma-QuickStep, ter negado os rumores de que o britânico poderia integrar sua equipe durante a próxima temporada, uma vez que ele já conta com 30 atletas em seu plantel.

“Nesta temporada eu não troquei nem três palavras com Cavendish. Não gosto dessas paranóias e deste joguinho realizado pelos meios de comunicação. Eu estava apenas negociando com seu amigo e companheiro de equipe Bernhard Eisel, mas ele foi muito claro ao recusar a proposta, se desculpando e me dizendo que, por uma série de motivos, Cavendish precisaria ir para a Sky e que ele iria junto. Me disse que já haviam assinado um contrato, ou seja, ao meu ver eles não são mais livres para negociarem com outra equipe”, afirmou Lefevere.

Dave Brailsford, diretor geral da Sky, comentou que a negociação se complicou após Cavendish conquistar o título mundial. “É um tanto quanto complicado, pois desde o último dia 25, quando Cavendish venceu o Campeonato Mundial de Estrada, a empresa de gerenciamento de carreiras Wasserman Media Group (WMG), que agencia o atleta desde setembro, tenta explorar financeiramente a imagem da camisa arco-íris”, disse o dirigente ao jornal holandês De Telegraaf.

Brailsford, que também exerce a função de diretor de performance da seleção britânica, uma vez que a Sky patrocina o time, assegurou que a esquadra fará de tudo para que o Manxman conquiste o título de campeão olímpico de 2012, em Londres. Porém, o fato se tornaria mais difícil e ‘amargo’ se Cavendish integrasse uma equipe estrangeira.

O que muito se comenta nessa negociação é que Cavendish – além de ganhar mais dinheiro com o possível acordo – quer competir com as bicicletas da Specialized em 2012, enquanto a Pinarello é a patrocinadora oficial da Sky. Outro tipo de comentário que tem surgido na mídia é que o atual campeão mundial, patrocinado pela Nike, não tem a intenção de correr utilizando o uniforme da Adidas pelo valor acertado verbalmente com o time britânico.

Em meio a todo esse imbróglio, surge o nome da Omega Pharma-QuickStep. Apesar de já ter 30 ciclistas contratados para 2012, se especula a transferência de Cavendish para essa equipe pelo fato de que ela vai correr de Specialized no ano que vem e não terá como material esportivo uma empresa concorrente direta da Nike.