Para não parar mais

Atualizado em 19 de abril de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Quase todos os corredores tiveram aquele “empurrãzinho” para começar a praticar o esporte. Seja manter-se em forma, emagrecer ou até tornar-se um profissional, um objetivo é um dos principais responsáveis por fazer um atleta manter o foco nos treinos. Mas as vantagens de traçar algumas metas na corrida não param por aí. Além de disciplinar os treinamentos, tem também a sensação de sucesso ao alcançar o objetivo.

Mas e depois de concluído o desafio, qual é o próximo passo? Para continuar motivado, o importante é não parar nunca de buscar algo novo. Depois de já se tornar um corredor, você pode, por exemplo, buscar diminuir seu tempo em provas ou até aumentar a distância. Mas para isso é necessário um planejamento correto, que inclui treinos específicos para cada objetivo.

“Os treinos devem ser direcionados às condições físicas atuais do corredor e as provas devem ser escolhidas também com base nisso”, afirma Enzo Amato, diretor técnico da Enzo Amato Assessoria Esportiva. “Às vezes, lançando um pequeno desafio seja na distância ou no tempo a ser batido, o corredor já se sente mais estimulado”, completa. A explicação para essa carga de motivação é simples. Nosso corpo tende a se adaptar aos exercícios a que é exposto e, com isso, ele se torna “fácil”. “Para driblarmos essa sensação é necessário variar os tipos de treinos e sempre descansar”, revela ainda o treinador.

Seja paciente e realista
O segredo do bom rendimento é dedicação e paciência. Além disso, outro fator relevante para o sucesso é que seu objetivo seja possível de ser alcançado. Sonhar muito alto pode desmotivar o atleta e trazer problemas maiores. “Uma boa preparação é feita de um bom treino de base e dedicação do atleta. Porém, não tente fazer mais esforço do que o corpo é capaz, cometer exageros nessa fase é um erro grave”, explica Sandro Figueiredo, diretor técnico da assessoria Treinamento Esportivo Sandro Performance.

Portanto, dê um passo de cada vez e pense muito bem as próximas etapas. “Não pule desafios, vença cada distância, comemore cada uma delas, tente melhorá-la e depois passe para uma distância maior, isso dará tempo para o corpo se adaptar a corridas mais longas, por exemplo”, aconselha Amato. Para complementar seus objetivos, opte por competições compatíveis com seu nível de condicionamento. “Escolha provas que possam ser realizadas conforme o seu nível técnico e tempo de treinamento já executado e sempre com metas reais”, finaliza Figueiredo.