Para deixar de ser vice

Atualizado em 05 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Com a fusão entre a RadioShack e a Leopard-Trek – que agora virou RadioShack-Nissan-Trek –, Johan Bruyneel, diretor geral da equipe, enxerga um novo desafio para a próxima temporada: preparar Andy Schleck a vencer o Tour de France.

O dirigente belga, que participou diretamente das sete conquistas de Lance Armstrong, além de ter trabalhado com Alberto Contador (Saxo Bank) em duas das três conquistas dele no Tour, almeja agora levar o luxemburguês de 26 anos ao seu primeiro título na França, após ter conquistado por três vezes consecutivas o vice-campeonato. O primeiro ponto a ser melhorado no jovem ciclista será sua performance nas provas de contrarrelógio.

“Certamente trabalharemos para que Andy melhore seu tempo nas provas de contrarrelógio. Porém, teremos o pé no chão e priorizaremos o trabalho visando o grupo, traçando uma estratégia sólida e um eficiente plano tático, mirando o melhor para o grupo, pregando bastante disciplina. Se este é seu ponto fraco, treinaremos, mas nesta nova fase, teremos que nos preocupar em criar estratégias para grandes voltas, pois só assim alcançaremos nossa meta após três semanas de prova”, disse Bruyneel.

O belga, não sem motivos, está bastante animado com sua nova equipe e já pensa em resultados, rasgando elogios a Fabian Cancellara e afirmando que nunca havia trabalhado com alguém de seu potencial para provas clássicas. Porém o suíço, assim como outros ciclistas, demonstrou certa insatisfação em relação à fusão, o que seria o único empecilho para Bruyneel realizar um bom trabalho na equipe.

O diretor geral do time, no entanto, ficou satisfeito com a reação dos atletas. “Eu entendo o que eles estão sentindo. Você assina um contrato e um tempo depois toda a gestão muda. Realmente é complicado e a mídia sabe muito bem como aumentar bastante alguns fatos, mas a partir do momento em que começarmos a trabalhar juntos de fato, tudo se tornará mais confortável para todos”, finalizou Bruyneel.