Panizo está bem perto do título da Volta de SP

Atualizado em 26 de abril de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Pela primeira vez na história, a Volta do Estado de São Paulo de ciclismo teve um trecho de montanha de nível internacional. E o vencedor da oitava e penúltima etapa de 2008, disputada neste sábado (26), entre os trechos de São José e Campos do Jordão, foi o ciclista Jair do Santos, da Avaí/Florianópolis. Ele percorreu os 79 km de subidas em 2h07min53. Em segundo lugar ficou seu companheiro de equipe Marcelo Moser, que garantiu o título de Montanha ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h08min03s. Gregori Panizo, líder da competição, completou o pódio e agora só precisa terminar a última etapa no pelotão para ser campeão.

Toda a expectativa em relação à estréia do novo trecho de montanha foi correspondida. O percurso altamente técnico exigiu demais dos atletas, que demonstraram muita capacidade para superar o desafio. A briga acirrada pelo titulo da competição manteve os lideres da Volta de São Paulo no pelotão e abriu espaço para outros ciclistas. Com isso, o jovem Jair Rosa, de apenas 22 anos, aproveitou para assumir a ponta logo no início e conquistar a maior vitória de sua carreira.

“Esta etapa foi dura porque não estamos acostumados. Todos queriam ganhar, pois se tratava da disputa mais importante deste ano. Impus meu ritmo desde o começo e ataquei logo, pois estava preparado para isso. Com sorte conseguiu vencer aqui, no maior evento do ciclismo da atualidade”, afirmou.

O paranaense Gregori Panizo, que na sétima etapa sofreu uma queda e precisou levar doze pontos no queixo, mais uma vez demonstrou um poder incrível de superação e praticamente garantiu o título geral da Volta de São Paulo com o terceiro lugar. Ele teve um pneu furado na subida, caiu para último e ainda sim conseguiu um excelente resultado.

“Foi complicado. Cheguei a pensar em desistir algumas vezes. Mas depois da primeira subida, voltei a ter forças e pude chegar em terceiro. Isso me deixa bem perto do título, mas ainda não se pode comemorar nada”, disse.

Neste domingo (27), os principais ciclistas do país disputam a oitava e última etapa da competição. A largada será as 10h30, no quilômetro 48 da Rodovia dos Bandeirantes. A chegada será na Avenida Chucri Zaidan, zona sul da cidade de São Paulo. O trecho terá 51,5 km

Classificação da 7ª etapa
1 – Jair Santos (BRA/Avaí/Florianópolis) 2h07min53s
2 – Marcelo Moser (BRA/ Avaí/Florianópolis) a 10s
3 – Gregori Panizo (BRA/Clube Dataro) a 12s
4 – Otavio Bulgarelli (BRA/ Suzano/Flying Horse/Caloi) a 14s
5 – Luiz Tavares (BRA/ Cesc/Sundown) a 14s
6 – Magno Nazaret (BRA/Scott/São José dos Campos) a 26s
7 – Marco Arriagada (CHI/ Municipalidad de Juarez – México) a 30s
8 – Jose Medeiros (BRA/União/Assis) a 32s
9 – Rogério Silva (BRA/Cesc/Sundown) a 34s
10 – Renato Seabra (BRA/Scott/São José dos Campos) a 36s

Classificação geral após 7 etapas
1 – Gregori Panizo (BRA/Clube Dataro) 23h47min07s
2 – Luiz Tavares (BRA/ Cesc/Sundown) a 23s
3 – Magno Nazaret (BRA/Scott/São José dos Campos) a 23s
4 – Otavio Bulgarelli (BRA/ Suzano/Flying Horse/Caloi) a 26s
5 – Jair Santos (BRA/Avaí/Florianópolis) a 47s
6 – Marcelo Moser (BRA/ Avaí/Florianópolis) a 48s
7 – Renato Seabra (BRA/Scott/São José dos Campos) a 1min20s
8 – Mauricio Morandi (BRA/ Scott/São José dos Campos) a 1min25s
9 – Alcides Vieira (BRA/Clube Dataro) a 1min40s
10 – Antonio Nascimento (BRA/ Memorial/PM Santos) a 1min43s

Classificação da Montanha
1 – Marcelo Moser (BRA/ Avaí/Florianópolis) 31pts
2 – Diego Portugal (BRA/Cesc/Sundown) 13pts
3 – Bruno Pereira (BRA/São Lucas Saúde/Americana) 13pts