Panizo e Gideoni fazem bonito em Medellín

Atualizado em 09 de maio de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O Brasil brilhou no último dia do Pan-Americano de Ciclismo, realizado na cidade de Medellín, na Colômbia. O paranaense Gregory Panizo conquistou medalha de ouro da prova elite de estrada e a respectiva vaga para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Panizo, bicampeão da Volta de São Paulo, enfrentou um percurso de 176 km, lutando contra a altitude e dois trechos de subida no circuito de 11 voltas com encerramento no município de Rionegro.O chileno Gonzalo Garrido e o colombiano Luis Felipe Laverde, foram segundo e terceiro respectivamente.

Companheiro de Panizo na equipe DataRo de Ciclismo, do Paraná, o atual campeão da Volta Ciclística de Gravataí, Renato Seabra terminou na sexta colocação.

Vale ressaltar que o resultado assegura a vaga para o Brasil, e não especificamente para Panizo. A decisão sobre o atleta que vai aos Jogos cabe a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

Para encerrar o vitorioso dia para os brasucas, Gideoni Monteiro terminou na 13ª colocação geral e ganhou o ouro na categoria sub-23. Ele superou o argentino Josue Moyano e o chileno Arnold Olavarria.

“Esta prova foi especial, uma vitória que jamais será esquecida. Foi um resultado do trabalho que venho desenvolvendo há vários meses. Competir na Itália me proporciona um ritmo bastante elevado. Só posso dizer que estou realmente feliz, gostaria de agradecer à Confederação Brasileira de Ciclismo e todos que me apoiam, em especial a minha família”, festejou Gideoni.

Classificação elite

1- Gregory Panizo (Brasil) – 4h03min55s – ouro
2- Gonzalo Garrido (Chile) – mesmo tempo – prata
3- Luis Felipe Laverde (Colômbia) – a 2 segundos – bronze
4- Carlos Julián Quintero (Colômbia) – a 1min15s
5- Luis Fernando Macías (México) – a 1min16s
6- Renato Seabra (Brasil) – a 1min16s

Classificação sub-23

1- Gideoni Monteiro (Brasil) – 4h09min37 – ouro
2- Josue Moyano (Argentina) – a 2min41s – prata
3- Arnold Olavarria (Chile) – mesmo tempo – bronze
4- Uri Martins (México) – mesmo tempo
5- Pedro Amauri Palma (Chile) – mesmo tempo