Panizo continua na liderança da Volta de SP

Atualizado em 25 de abril de 2008
Mais em

Diego Portugal, da CESC/Sundown/Nossa Caixa, de São Caetano do Sul, conquistou a vitória na sexta etapa da Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo, realizada na quinta-feira (24), entre Campinas e a Estância de Atibaia, com total de 193 quilômetros. Ele não fez o revezamento comum entre os atletas, guardando forças para vencer a etapa com o tempo 4h29min36seg a 37 segundos de vantagem para Fábio Ribeiro, da equipe Cordeirópolis/Kuruma. Bruno Pereira, da São Lucas Saúde/Americana ficou com o terceiro lugar com 4h30min20seg.

A Volta do Estado partirá nesta sexta-feira para o antepenúltimo desafio: o trecho entre Atibaia e São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A sétima etapa terá 114,5 quilômetros, com largada na Praça Claudino Alves, próximo à Igreja da Matriz, às 7 horas. A chegada está prevista para as 9h15 na Unifesp, localizada à avenida Governador Mário Covas Júnior. 

A vitória do ciclista de 22 anos gerou polêmica. Diego estava no grupo de quatro ciclistas que escapou do pelotão principal e chegou a abrir uma diferença de sete minutos para os demais competidores. Três dos quatro atletas fizeram o revezamento puxando o grupo, mas Diego, seguindo orientação do técnico, não fez isso e, segundo a gíria do ciclismo, “andou na roda” dos demais. Com isso, ele teve energia de sobra para impor um ritmo mais forte nos 10 quilômetros finais e assim, vencer a sexta etapa da Volta do Estado 2008.

“Não tenho porque ficar envergonhado com isso. Meu treinador pediu que agisse desta maneira e tive de cumprir. Luiz Amorim, que está na briga pelo título, vinha muito atrás e não havia motivo para forçar o ritmo, já que isso poderia prejudicar sua caminhada. Acho que outros atletas, nesta condição, fariam o mesmo. Também foi importante para minha carreira vencer uma etapa da Volta do Estado”, explicou o competidor.

Depois de seis etapas, restando apenas três para o fim da competição, a liderança permanece com o paranaense Gregori Panizo, do Clube DataRo de Ciclismo/Ponta Grossa que totaliza 19h24min59seg. Na vice-liderança está Magno Nazaret, da Scott/Marcondes César/São José dos Campos com 19h25min02seg. Luiz Amorim, da CESC/Sundown/Nossa Caixa segue em terceiro, 19h25min14seg. Na briga por equipe, continua em primeiro a Scott/Marcondes César/São José dos Campos, com 58h15min52seg, seguida por Clube DataRo de Ciclismo, 58h17min24seg e Suzano/Flying Horse/Caloi, 58h18min01seg.  Edgardo Simon, da Scott/Marcondes César/São José dos Campos, segue liderando por pontos, enquanto Bruno Pereira, da São Lucas Saúde/Americana.