Pampulha em milhas

Atualizado em 04 de outubro de 2009
Mais em

Por Maurício Belfante e Fausto Fagioli Fonseca

A cidade de Belo Horizonte recebeu na manhã deste domingo, dia 4 de outubro, a terceira etapa do Circuito Mizuno 10 milhas. Com largada às 8h, na nova Praça da Pampulha, a prova recebeu milhares de corredores dispostos a enfrentar o calor típico da capital mineira.

“O clima estava muito quente, mas durante a prova o vento ajudou a refrescar. Além disso, é um percurso plano, que já estou acostumado por ser meu local de treinamento”, explicou Alexandre Marques Silva, de 39 anos, que corre desde 2008.

Acostumado com o trajeto, o engenheiro mecânico Alberto Avellar Barreto, de 43 anos, também sentiu o calor. “A parte mais difícil para mim foi a saída do Lago, pois pegamos uma área com poucas árvores e o sol incomodou um pouco”, revelou Barreto, que começou a correr há oito anos.

“Eu sempre gostei de esportes coletivos, mas depois que casei, passei a ter menos tempo para praticá-los. Desta forma, como vi que estava começando a engordar, decidi me dedicar a corrida, que é uma atividade que em pouco tempo os resultados aparecem”, concluiu.

Direto para a maratona
Em janeiro de 2007 Marcos Cruvinel, de 38 anos, conversou com alguns amigos que haviam corrido a Maratona de Nova York e ficou maravilhado. Sem nunca ter praticado o esporte antes, o médico decidiu que também correria a prova.

“Vi que meus colegas tinham completado essa prova e decidi que também iria corrê-la. Junto com meu cunhado e minha irmã, comecei a treinar de forma leve e fui aumentando a intensidade. Depois de um tempo, decidimos mudar, e, em vez de correr em Nova York decidimos disputar a Maratona de Berlim, onde fiz o tempo de 3h29min”, contou Cruvinel, que participou pela primeira vez da Mizuno 10 Milhas.

“É uma prova bem organizada, e nem o calor chegou a atrapalhar. As corridas em Belo Horizonte estão evoluindo muito, e esta é uma prova disso”, concluiu o corredor, que disputará a Volta da Pampulha no final do ano.

Em busca da forma ideal
No início de 2008, a publicitária e comerciante Paola Gazzianelli, de 38 anos, deu a luz ao seu segundo filho. O ganho de peso, natural da gestação, passou a ser um fardo para ela quando percebeu que não conseguia se livrar dos quilos a mais.

“Na minha segunda gravidez engordei 20 kg, e, depois que meu filho nasceu, me dei conta que estava 29 kg acima do meu peso ideal. Decidi então mudar meu estilo de vida, e parti para a caminhada. Quando percebi que estava evoluindo, comecei a correr”, contou a atleta, que hoje já está voltando a sua forma.

“Depois que comecei a me sentir bem nas ruas, passei a participar de provas de 5 km e 10 km. Mudei também meus hábitos alimentares, e hoje já perdi 13 kg”, contou Paola. Animada com a prova de hoje, a corredora também elogiou a organização. “Estava tudo muito bom. A água bem gelada durante o percurso ajudou na minha primeira prova em milhas”, completou.

Preparação para a Pampulha
Corredora há dois anos, a servidora pública Luciane Miranda Diniz, de 44 anos, já iniciou sua preparação para a Volta da Pampulha. Os 8 km da prova deste domingo, a qual correu em dupla, no mesmo trajeto da prova que será realizada no dia 6 de dezembro, serviram como treinamento.

“Com a prova de hoje, já pude ter uma ideia de como será no final do ano. Normalmente o clima durante a Volta da Pampulha é muito quente, e o calor durante a prova deste domingo me mostrou a importância de uma boa hidratação”, resumiu Luciane.

Fotos: Carlos Hauck

:: Mizuno 10 milhas – Belo Horizonte
Data: 04 de outubro de 2009
Horário: 8h
Percurso: 10 milhas (16 km)
Clima: Quente
Temperatura: 26ºC (média)
Vencedores

Masculino
1º – João Marcos Fonseca – 50min38s
2º -Valdir Sérgio de Oliveira – 50min55s
3º – Lindomar Modesto de Oliveira – 50min59s
Feminino
1ª – Ariane Gomes Monticeli – 1h04min45s
2ª – Maria Clara Castro – 1h04min57s
3ª – Érika José Vieira – 1h06min51s