Paixão pela corrida e amor pelo planeta

Atualizado em 15 de junho de 2008
Mais em

Por Caio Barretto
Fotos Stefano Martini

Uma corrida em sintonia com o planeta. Para quem não conhece, assim é o Eco Run. Em tempos de uma conscientização ambiental crescente – e urgente –, a competição voltou ao Rio de Janeiro, após sua estréia no ano passado, na manhã deste sábado, 15 de junho, e atraiu 3,4 mil inscritos, dos quais 2,7 mil completaram os percursos de 5 e 10 km. E por falar em números, foram distribuídas aos corredores nada menos que 3,5 mil mudas de guanandi, ipê amarelo, sibipiruna e tipuana – árvores nativas da Mata Atlântica. Não sobrou uma mudinha sequer.

Após uma semana nublada de outono, o sol decidiu, na última hora, visitar o Aterro do Flamengo, local da prova. O clima seco não era o ideal, mas não reduziu o entusiasmo dos corredores. Não houve fila para retirar os chips e nem mesmo para ir aos banheiros químicos. Muitas famílias, com direito a crianças de todas as idades, estavam presentes.

Era o caso da família Angelo. Às 8h, horário da largada, o funcionário público Lucio Alves Angelo Junior, 27, alongava tranquilamente, observado por sua esposa, Priscila Moreira Barroso Angelo, 28, e pelo filho Pedro, de quatro meses e meio, no berço. Em nome do cuidado com seu corpo, Angelo preferiu alongar por mais tempo em vez de largar com os outros atletas. Influência de Priscila, que é personal trainer. “Às vezes até os meus pais e os dela vêm nos acompanhar”, contou Angelo, que costuma treinar junto com a esposa. “Mas nas provas de 10 km, ela sempre me vence”, disse.

A arquiteta Maria Rita Oberlaender, 45, assinante da O2 há quatro anos, já tinha ajudado o namorado, Carlos José Oliveira Dias, 48, gerente administrativo, a parar de fumar. Não satisfeita, ela o trouxe para a corrida e lhe deu, como presente de Dia dos Namorados, uma inscrição para o Eco Run. “Ele estava nervoso, não dorme desde quinta-feira”, brincou Maria Rita, que, dedicada, acompanhou o namorado em cada metro dos 10 km percorridos. “Completei em cinqüenta minutos, graças a ela”, disse Dias, todo feliz, antes de acrescentar: “Minha vida se divide em antes e depois de Maria Rita”.

Massagem para relaxar
Não eram apenas os corredores que estavam entusiasmados com a etapa carioca do Eco Run. As quatorze massagistas do estande da Medley, durante a corrida, dançavam alegremente ao som da música eletrônica que animava a todos. Elas suaram para dar conta dos mais de 600 atletas que passaram por lá. O consultor André Braga, 31, foi um deles. Com sua mudinha de ipê amarelo nas mãos, após completar os 10 km, ele voltou para casa satisfeito com o seu desempenho, com a organização da corrida e, claro, com a massagem. “O isotônico que ganhamos no fim da prova, as frutas, o iogurte, tudo isso é maravilhoso”, disse. Além de reciclar o lixo que produz, Braga toma o cuidado de não desperdiçar água durante o banho e enquanto escova os dentes e lava a louça.

Harmonia com o planeta
Quem também pode se considerar em harmonia com o planeta são as amigas Andréia Salame, 27, estilista, e Luciana Guilliod, 28, relações públicas. Vamos à cartilha seguida pelas duas: levar uma garrafa de água ao trabalho para economizar copos plásticos; usar transporte coletivo e bicicleta sempre que possível, deixando o carro em casa e, assim, contribuindo não apenas com a diminuição das emissões de CO2, mas também com o trânsito da cidade; chamar a atenção de quem joga lixo na rua; reciclar o próprio lixo; e, finalmente, economizar água. Ufa! Elas elogiaram a medalha, mas, como outros atletas, reclamaram do tamanho da camisa, muito maior que o normal, segundo elas.

Campeões da prova
Os felizardos do Eco Run foram Marcio Souza, campeão dos 5 km, com o tempo de 14min39s, Isabel Cristina da Silva, que completou a mesma distância em 17min11s, Lourival Libaneo, dos 10 km, que finalizou em 31min05s, e Gisele Barros de Jesus, vencedora dos 10 km, em 37min40. Todos eles disseram tomar cuidados básicos para reduzir seus impactos ao planeta, como desligar a água do chuveiro enquanto se ensaboam, fechar a torneira da pia enquanto escovam os dentes ou lavam a louça e reciclar o lixo de casa – o que já é muita coisa. Eles elogiaram a organização da prova. “É tão boa quanto as corridas do Circuito das Estações”, disse Marcio Souza. Tanto ele quanto Isabel Cristina e Gisele Barros venceram a etapa de outono do Circuito das Estações, no Rio de Janeiro. O mineiro Lourival só não gostou do clima seco, que, segundo ele, “ressecam a garganta e irritam o nariz”.

Plantio de mudas de árvores
O nome da competição não é apenas estratégia de marketing. Prova disto é que serão plantadas mudas de árvores nativas, em quantidade suficiente para neutralizar as emissões de CO2 (dióxido de carbono) produzidas pelo Eco Run. Uma atitude exemplar – embora não obrigatória em terras brasileiras – no país que, por conta do desmatamento das florestas, está em quinto lugar no mundo entre os maiores emissores de CO2, o principal gás responsável pelo agravamento do efeito estufa. Caio Tarantino, presidente da empresa Carbovita, responsável pelo plantio das mudas, disse que serão necessárias, para neutralizar as emissões do Eco Run, cerca de 900 mudas. “O Eco Run estimula a idéia de que cada indivíduo é responsável por cuidar do planeta. Isso vai muito além das decisões dos governos”, disse Tarantino.

:: Serviço
Eco Run – Rio de Janeiro

Data: 15 de junho de 2008
Horário: 8h
Distâncias: 5 e 10 km
Temperatura: 25º (média)
Umidade: 70% (média)
Postos de hidratação: 4 (3 no percurso e 1 na chegada)
Inscritos: 3.414
Concluintes: 2.759
Inscrição: R$ 50 (R$ 40 para assinantes O2)
Premiação: Kit Batavo Pense Light, kit Mitsubishi, troféu, buquê e bicicleta Caloi 100 (para os campeões)
Resultados:
Masculino 10 km

1º Lourival Libaneo – 31min05s
2º Eder Gomes – 31min37s
3º Alderi Moreira – 31min41s

Feminino 10 km
1º Gisele Barros de Jesus – 37min40s
2º Gisele Lisboa – 38min20s
3º Silvia Moreira Lopes Ribeiro – 39min31s

Masculino 5 km
1º Marcio Souza – 14min39s
2º Amauri José – 15min19s
3º Ricardo Gomes – 15min39s

Feminino 5 km
1º Isabel Cristina da Silva – 17min11s
2º Ana Pimenta – 18min37s
3º Célia Regina dos Santos – 18min56s