País Basco de fora da Vuelta

Atualizado em 12 de dezembro de 2008
Mais em

Por Felipe Vilasanchez

O governo do País Basco, também conhecido como Tripartito, e o Partido Comunista das Terras Bascas (EHAK) recusaram no Parlamento basco uma proposta do partido espanhol PP (Partido Popular) para que a próxima edição da Vuelta a España passasse pelo País Basco.

Os partidos PNV (Partido Nacionalista Basco) e EA (Solidariedade Basca), que fazem parte do Tripartito, justificaram a recusa afirmando que o País Basco não é Espanha, conforme explicação do PP, que queria que os pelotões passassem pela região 30 anos após a última vez, em 1978. O outro partido que integra o Tripartito é o EB (Esquerda Unida).

A proposta, apoiada pelo Partido Socialista Basco (PSE), foi discutida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara autônoma do País Basco. No texto divulgado, era destacada a firmeza do ciclismo no País Basco e era solicitado o apoio de instituições para facilitar a passagem da próxima edição da Vuelta a España pela região.

Em declaração à agência Europa Press, o parlamentar do PP Carmelo Barrio lamentou a postura mantida pelo PNV e pela EA no debate da proposta, que foi apresentada como “estritamente esportiva”. De acordo com a explicação de Carmelo, os parlamentares Leire Corrales (PNV) e Idoia Cuadra (EA) coincidiram em afirmar que o país Basco não é Espanha. A iniciativa, aprovada pelo PP e pelo PSE, foi recusada com os votos contra dos partidos PNV, EA, EB e EHAK.