Pagliarini vence a quinta etapa da Eneco Tour

Atualizado em 27 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

O brasileiro Luciano Pagliarini (Saunier Duval) venceu a quinta etapa da Eneco Tour – a Volta da Bélgica e Holanda –, realizada nesta segunda-feira, 27 de agosto, entre as cidades holandesas de Terneuzen e Nieuwegein, com 180 km. Esta é a primeira vitória do ciclista no ano e a primeira em prova válida pela ProTour.

Jogando beijos para a câmera e gesticulando como se estivesse com um bebê no colo, Pagliarini dedicou o triunfo para sua filha, Aurora, nascida no último dia 15. “Como eu pedalei em Hamburgo e estou aqui na Eneco Tour, só tive tempo de ver minha filha por uma hora no dia em que ela nasceu. Essa vitória é para ela e, claro, para minha esposa também”, disse o brasileiro.

“Elas me deram forças após uma temporada difícil, com dificuldades de todos os tipos. Sem dúvida, é a vitória mais bela da minha carreira e a primeira na ProTour. Me senti muito bem na primeira semana, mas não tive sucesso em nenhuma das outras três chegadas massivas. Por isso, estudei bem o final de hoje e o sprint foi perfeito. Estou muito feliz que pude ganhar”, completou.

Em chegada massiva envolvendo 132 ciclistas, Pagliarini superou o britânico Mark Cavendish (T-Mobile), vencedor de oito etapas neste ano, sendo uma na própria Eneco Tour. O ciclista vinha à frente do pelotão nos últimos metros, quando o brasileiro, que estava em sua roda, aproveitou o vácuo para superar o adversário e faturar a vitória.

Com o resultado, Pagliarini subiu 12 colocações na classificação geral e agora é o 55º. Entre os dez primeiros, nenhuma mudança, com o belga Nick Nuyens (Cofidis) ainda na liderança da competição. Já na classificação por pontos, o brasileiro é o novo vice-líder com 60 pontos, 14 atrás de Cavendish.

Classificação da 5ª etapa – Terneuzen – Nieuwegein, com 180 km:

1- Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval) 4h01min10s
2- Mark Cavendish (GBR/T-Mobile), m.t.
3- Graeme Brown (AUS/Rabobank), m.t.
4- Gorik Gardeyn (BEL/Unibet.com), m.t.
5- Tomas Vaitkus (LIT/Discovery), m.t.
6- Alexei Markov (RUS/Caisse d'Epargne), m.t.
7- David Kopp (ALE/Gerolsteiner), m.t.
8- Steven De Jongh (HOL/Quick Step), m.t.
9- Juan José Haedo (ARG/CSC), m.t.
10- Enrico Gasparotto (ITA/Liquigas), m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após 5 etapas:
1- Nick Nuyens (BEL/Cofidis), 21h12min57s
2- Thomas Dekker (HOL/Rabobank), a 10s
3- José Ivan Gutierrez (ESP/Caisse d'Epargne), a 14s
4- David Millar (GBR/Saunier Duval), 16s
5- Jurgen Van Den Broeck (BEL/Predictor), a 25s
6- Leif Hoste (BEL/Predictor), a 37s
7- Leon Van Bon (HOL/Rabobank), a 41s
8- Bram Tankink (HOL/Quickstep), a 48s
9- Paul Martens (ALE/Skil), a 49s
10- Piet Rooijakkers (HOL/Skil), a 50s
55- Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval), a 11min02s