Outra vez Pinheiro

Atualizado em 21 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Foi realizada nesta sexta-feira (21) a 6ª etapa do Tour do Brasil – Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo 2011. Os ciclistas percorreram 183,7 quilômetros entre as cidades de Atibaia e Pindamonhangaba e o atleta Roberto Pinheiro Silva (Funvic/Pindamonhangaba), ou Betinho, como é conhecido, sagrou-se campeão do estágio, sentindo o privilégio de comemorar a vitória em “casa”, com presença massiva da torcida, que proporcionou a recepção mais calorosa vista até agora na disputa.

A atuação da equipe foi o destaque. Prova disto é que mais dois atletas de Pinda figuraram entre os cinco primeiros atletas do estágio. Flavio Cardoso dos Santos, o Baiano, conquistou o terceiro lugar na competição, enquanto Breno Sidoti ficou na quarta colocação. Baiano, segundo colocado no geral, tirou 11 segundos (4 deles pela bonificação da meta) para José Eriberto, que segue com a camisa de líder.

Edgard Simon (Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Caloi), de Sorocaba, ficou na segunda posição, após perder no sprint final para Betinho. A quinta posição foi para Raphael Serpa, representante da equipe São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana.

A etapa foi muito disputada. Desde o inicio da prova, onze atletas dispararam na fuga e um deles, Antonio Nascimento (Funvic/Pindamonhaga), vencedor da primeira etapa. Tonho, como é conhecido no pelotão, ganhou a disputa das três metas da etapa, duas de volante e outra de montanha. Com o resultado, Antonio assumiu a liderança geral da classificação de montanha, somando no total 13 pontos e ficando em quarto na disputa por pontos, com 22. O primeiro colocado na disputa de regularidade também é de Pinda, já que o campeão desta sexta-feira, Roberto Pinheiro, tem acumulados 37 pontos.

A chegada contou com o sprint de oito ciclistas, que ultrapassaram a linha de chegada com o mesmo tempo de 4h21min45s, sendo que a média de velocidade foi de 40 km/h. A decisão dos 71 primeiros colocados foi feita apenas no sprint final, já que até o 71° colocado, a diferença para o líder foi de apenas nove segundos.

Com estes resultados, o primeiro lugar por equipes segue coroando a Funvic/Pindamonhagaba, com o tempo de 13h05min15s, 18 segundos a frente da segunda colocada, Clube Dataro de Ciclismo/Foz do Iguaçu, que por sinal, está empatada com as equipes posicionadas entre a terceira e a sexta colocações. A decisão final vai ficar para as duas últimas etapas da competição.

Classificação:

1 Roberto Pinheiro Silva (Funvic/Pindamonhangaba) 04h21min45s
2 Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos) m.t.
3 Flavio Cardoso Santos (Funvic/Pindamonhangaba) m.t.
4 Breno França Sidoti (Funvic/Pindamonhangaba) m.t.
5 Raphael Serpa (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) m.t.
6 Rodrigo Araújo (Clube Dataro de Ciclismo/Foz do Iguaçu) m.t.
7 Daniel Rogelin (Clube de Ciclismo/S.J.Campos/Cannondale m.t.
8 Cristian Clavero (Avaí/FME Florianópolis/APGF) m.t.
9 Maximiliano Badde (San Luis Somos Todos) a 7s
10 Flavio Reblin (GRCE Memorial/Pref. Santos/Giant) m.t.

Classificação Geral:

1 José Eriberto Rodrigues (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos) 19h44min45s
2 Flavio Cardoso Santos (Funvic/Pindamonhangaba), a 42s
3 Breno França Sidoti (Funvic/Pindamonhangaba), a 2min56s
4 Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos), a 3min22s
5 Flavio Reblin (Memorial/Pref. Santos/Giant), a 3min40s
6 Tiago Fiorilli (Funvic/Pindamonhangaba), a 3min43s
7 Elton Silva (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana), a 3min54s
8 André Pulini (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana), a 4min04s
9 Marcos Novello (Memorial/Pref. Santos/Giant), a 4min06s
10 Diego Ares (GRCE Memorial/Pref. Santos/Giant), a 4min17s

Classicação da Volta de São Paulo após a 6ª etapa:

Classificação da 6ª etapa completa
Classificação Geral completa
Classificação Geral por equipes
Classificação por pontos
Classificação de montanha