Ouro de tolo

Atualizado em 29 de abril de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O Comitê Olímpico do Bahrein anunciou nesta quarta-feira, dia 29 da abril, que o atleta Rashid Ramzi, medalha de ouro nos 1.500 metros dos Jogos de Pequim, foi flagrado em um exame antidoping realizado durante a competição chinesa.

Ramzi é natural do Marrocos e venceu a disputa olímpica diante do queniano Asbel Kiprop, que deve herdar o primeiro lugar, e do neozelandês Nicholas Willis. Seu teste apontou positivo para o uso de CERA, uma evolução do EPO mais difícil de ser detectada, que foi descoberta em julho do ano passado, durante a disputa do Tour de France.

Mais casos
O COI (Comitê Olímpico Internacional) informou que outros seis atletas foram pegos no antidoping durante os Jogos da China. Os nomes foram encaminhados aos comitês olímpicos nacionais, que devem anunciar os envolvidos.

Dois deles já foram revelados e são ciclistas. O primeiro é o italiano Davide Rebellin, que conquistou a medalha de prata na prova de resistência. A esposa e empresária do atleta negou que ele tenha feito uso de qualquer substância ilegal.

O outro caso confirmado é o do alemão Stefan Schumacher, que já foi suspenso por dois anos pelo uso de CERA durante a disputa do Tour de France. Apesar de ter sido flagrado em duas das principais competições esportivas do planeta, ele jura inocência.